XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Perfil Clínico Epidemiológico de Pacientes submetidos ao tratamento de ligaduras elásticas de varizes esofágicas em hospital terciário do interior de São Paulo

Introdução

A síndrome da hipertensão portal pode evoluir com a ruptura de varizes esofágicas ou esofagogástricas, culminando na sua principal e mais grave complicação, a hemorragia digestiva alta (HDA). O sangramento decorrente desta ruptura constitui uma emergência médica, e pacientes que apresentam HDA de origem varicosa, tem como consequência maiores taxas de complicações, ressangramento e mortalidade em relação às outras etiologias de sangramento digestivo. Atualmente, devido à combinação de terapia farmacológica e endoscópica, realizada através das ligaduras elásticas, houve uma redução significativa das taxas de mortalidade, contribuindo para melhora de sobrevida do paciente com sangramento de varizes esofágicas.

Objetivo

Traçar o perfil epidemiológico de pacientes de um hospital terciário do interior de São Paulo submetidos a ligaduras elásticas de varizes esofágicas assim como a representatividade em seus desfechos clínicos.

Método

Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo, descritivo e qualitativo de pacientes submetidos a ligaduras elásticas do período de novembro de 1998 a agosto de 2009. Os dados foram coletados a partir da análise de prontuários do serviço e foram avaliadas as seguintes variáveis: sexo, raça, idade, etiologia, classificação da hepatopatia, uso prévio de betabloqueador e desfecho clínico como ressangramento em 3 meses, além de óbitos entre 6 meses e um ano.

Resultados

Foram atendidos 385 pacientes que foram submetidos à ligadura elástica profilática (sistematicamente categorizados entre F2 e F3) ou terapêutica (em decorrência de uma hemorragia digestiva alta), sendo a maioria do sexo masculino (67.7%), da raça branca (85,97%) com menos de 55 anos (58.4%), tendo como etiologia predominante a cirrose hepática álcoolica (44.7%), com prevalência de pacientes Child A (48.3%),sendo a maioria em vigência de HDA (68.3%) e que não faziam uso de beta bloqueador (79.3%). Porcentagem de pacientes que não apresentaram ressangramento em 3 meses foi de 91,69% e 9,35% obtiveram como desfecho final óbito entre 6 meses e um ano.

Conclusões

As ligaduras elásticas constituem um dos principais métodos terapêuticos para HDA varicosa, apresentando ótimo desfecho clínico ao considerar baixas taxas de ressangramento e mortalidade.

Palavras-Chave

Varizes esofágicas e gástricas - Hemorragia gastrointestinal - Endoscopia - Hipertensão Portal - Epidemiologia

Área

TCC – Centro de Treinamento - Endoscopia digestiva alta

Autores

ERICA M. C. R. GIRIBONI