XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Melanoma gástrico como sítio primário de neoplasia em paciente negro identificado por endoscopia digestiva alta

Apresentação do Caso

Paciente do sexo masculino, 68 anos, negro, com queixa de fraqueza, tontura, dispneia, dor abdominal e relato de icterícia transitória há 2 meses. Apresentava anemia normocítica normocrômica e realizada ultrassonografia de abdome mostrando lesões hepáticas sugestivas de metástase. Investigação etiológica com tomografia confirmou aspecto metastático de lesões hepáticas, com múltiplas lesões nodulares, bem como lesões líticas em corpo vertebral. Realizada colonoscopia que não mostrou alterações e endoscopia digestiva alta que encontrou pigmentos enegrecidos em mucosa gástrica e duodenal. Biopsia e imuno-histoquímica que mostrou mucosa gástrica infiltrada por melanoma maligno com imunoexpressão de S100, Melan A e HMB45. Paciente apresentava apenas melanoses solares e nevos sem sinais de atipia, com restante do exame dermatológico sem alterações. Devido acometimento difuso e avançado, paciente encaminhado para oncologia para tratamento quimioterápico paliativo.

Discussão

Melanoma é uma doença originada do crescimento desordenado de melanócitos, que são células produtoras de pigmento de origem neuroectodérmica e que podem ser encontradas por todo corpo. Os melanomas podem tanto se originar de superfícies cutâneas como mucosas, sendo estes últimos de baixa incidência, variando de 0,8-3,7% de todos os melanomas diagnosticados. Populações com tons de pele mais escuros desenvolvem formas mais incomuns, sendo elas principalmente os melanomas acral e de mucosa, porém ainda em baixas taxas de incidência. O trato gastrointestinal (TGI) tem uma baixa incidência desses tumores, sendo o intestino delgado o órgão mais afetado. As manifestações clínicas do melanoma gástrico são inespecíficas e nem sempre relacionadas ao TGI. O melanoma gástrico metastático é mais comum que o melanoma gástrico primário. Sua origem não está clara tendo em vista que não se tem demonstrado a presença de melanócitos nos tecidos do estômago. O prognostico desses pacientes geralmente é reservado, tendo em vista que é comum a presença de lesões a distância no momento do diagnóstico.

Comentários finais

O melanoma gástrico primário é uma entidade rara e tem comportamento diferente daqueles originados da pele. Suas manifestações clínicas são inespecíficas, o que dificulta e atrasa o diagnóstico, contribuindo para um prognostico mais reservado para o paciente.

Palavras-Chave

melanoma, estômago, endoscopia

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Marcel Lima Andrade, Geyse Maria Lima da Piedade, Andressa Andrade Hilgemberg, Amanda Alencar Cavalcanti Carneiro da Cunha, Lúcio Antônio Pereira Júnior, Renato Moraes Alves Fabbri