XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

A relevância das biópsias de áreas sugestivas de epitelização colunar no esôfago distal.

Introdução

O esôfago de Barrett (EB) é importante precursor no desenvolvimento de adenocarcinoma esofágico. Através das biópsias das áreas de epitelização colunar do esôfago distal (ECED), temos este diagnóstico, porém existem controvérsias na literatura sobre quais destas áreas biopsiar, principalmente quando menores que 10 mm de extensão.

Objetivo

Analisar a prevalência de metaplasia intestinal nas biópsias das pequenas áreas de epitelização colunar do esôfago distal com menos que 10 mm de extensão e comparar com outro grupo com mais de 10 mm.

Método

Estudo retrospectivo observacional, realizado em serviço privado de endoscopia digestiva, localizado na cidade de São Paulo-SP, no período de 2017 a 2020. Diagnosticamos, neste período, 523 pacientes com epitelização colunar do esôfago distal, foram realizadas biópsias para estudo histopatológico que dividimos em dois grupos: Grupo I (G1): áreas de epitelização colunar menores que 10 mm de extensão e Grupo II (G2): áreas de epitelização colunar com mais que 10 mm de extensão.
As biópsias foram guiadas por cromoscopia digital ou cromoscopia com ácido acético, sendo realizadas 2 a 4 biópsias em áreas menores que 10 mm e 4 a 12 biópsias em áreas maiores que 10 mm de extensão.

Resultados

Foram estudados 523 pacientes com ECED, sendo 59,1% do sexo masculino e 40,9% do feminino. Deste total, 160 (25,7%) com metaplasia intestinal. O G1 correspondeu a 68,7% destes casos e com 26,7 % com metaplasia intestinal (EB) e 73,3% sem metaplasia intestinal. O G2 correspondeu a 31,3 dos casos e com 45% com metaplasia intestinal (EB) e 55% sem metaplasia intestinal. Definido um nível de confiança de 95% ou superior, e observando o p-valor calculado em 0,009, rejeitamos a hipótese nula e aceitamos a hipótese alternativa de que há sim, associação entre as variáveis aqui dispostas.

Conclusões

A presença de metaplasia intestinal é significativamente maior em pacientes com epitelizações colunares do esôfago distal com mais de 10 mm de extensão quando comparado com epitelizações colunares menores que 10 mm de extensão, porém a prevalência de metaplasia intestinal foi relativamente alta nos 2 grupos. Portanto, sugere-se biopsiar as áreas de ECED, independente do tamanho.

Palavras-Chave

barrett, epitélio colunar, biópsias esofágicas, ácido acético, cromoscopia

Área

TCC – Centro de Treinamento - Endoscopia digestiva alta

Autores

Marina Doles Ascenção, Artur Adolfo Parada, Matheus Degiovani, Ivana Tamie Yamashita Shinzato, Morgana Andressa da Silva Santos, Rafaella Christina Gouveia Lauriano, Ana Carolina Fernandes Reis, Nicolas Jannuzzelli Richwin, Thiago Camilo de Andrade Bertolotto, Rafael de Carvalho da Silva, Veronica Cangussú Serretti Leonel, Andressa Tomé Rezende de Faria