XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

ESTUDO DE PREVALÊNCIA DE PÓLIPOS COLÔNICOS EM SERVIÇO DE RESIDENCIA MÉDICA DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA EM HOSPITAL PÚBLICO TERCIÁRIO NO ANO DE 2020

Introdução

O câncer colorretal foi o segundo câncer mais incidente no Brasil em 2020. Com o diagnóstico precoce através do exame colonoscópico e ressecção ainda em fase de adenoma, a seqüência adenoma-câncer pode ser interrompida, diminuindo a incidência do câncer colorretal. A detecção global de pólipos colorretais em colonoscopias encontra-se em torno de 23,5%, enquanto a taxa de detecção de adenomas está entre 12,8-22%⁴.
Analisando a prevalência histológica é possível estimar a taxa de detecção de pólipos e de adenomas no serviço neste período de tempo, contribuindo para a avaliação da qualidade dos exames de colonoscopia realizados em serviço de residência médica.

Objetivo

Principal: Descrever as características da amostra e perfil histológico dos pólipos colônicos ressecados da população em estudo.
Secundário: Descrever a taxa de detecção de pólipos e de adenomas em serviço de residência médica em hospital público terciário e comparar com a literatura.
.

Método

Foram revisados todos os laudos de colonoscopias realizadas no hospital terciário no ano de 2020, identificando os exames nos quais foram realizadas polipectomias, seguido de consulta do resultado de anatomopatológico e análise estatística dos resultados.

Resultados

Foram realizadas 716 colonoscopias válidas no ano de 2020, destas, 217 colonoscopias possuíam pólipos. A taxa de detecção global de pólipos foi de 30,3%, com média de idade de 60 anos e prevalência no gênero feminino ( 53,4%). A taxa de detecção de adenomas foi de 22,4%, com média de idade de 61 anos e maior prevalência entre as mulheres (52,7%).
A prevalência histológica destes pólipos foi a seguinte: 0,2% de adenocarcinoma tubular bem diferenciado, 6% de pólipos inflamatórios, 21,7% de pólipos hiperplásicos, 0,4% de serrilhados sésseis, 2,1% de pólipos linfoides, 61% de adenoma tubular, sendo 97,6 % deles de baixo grau; 8,2% de adenomas tubulovilosos, sendo 97% destes de baixo grau. Não foram detectados tumores neuroendócrinos ou adenomas vilosos.

Conclusões

Obtivemos taxas de detecção de pólipos ligeiramente acima da média e atribuímos a este dado o fato de tratar-se de hospital terciário e serviço de residencia médica com supervisão. A média de detecção de adenomas está de acordo com as taxas descritas em literatura, porém, nota-se uma discordância quanto ao gênero.
Há também uma detecção maior de adenomas tubulares do que o esperado, em detrimento de outros tipos histológicos.

Palavras-Chave

câncer colorretal; adenoma; pólipos colonicos; taxa de detecção de adenoma; taxa de detecção de pólipos; qualidade em colonoscopia.

Área

TCC – Centro de Treinamento - Colonoscopia

Autores

Camila Amaral Silva, Aline Gonçalves Lima