XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Características histopatológicas das lesões com espraiamento lateral do cólon

Introdução

Mais de 95% dos cânceres colorretais (CCR) surgem de lesões adenomatosas, sendo a vigilância através de rastreamento com a colonoscopia imprescindível no diagnóstico e tratamento destas lesões, no intuito de interromper, oportunamente, a "sequência adenoma-carcinoma". Dentre estas lesões, as do tipo com espraiamento (crescimento) lateral (LSTs) é considerada uma lesão pré-neoplásica e passível de ressecção endoscópica e cura do paciente, quando diagnosticada precocemente. O achado histopatológico destas lesões é de suma importância no acompanhamento e rastreamento do CCR.

Objetivo

Analisar e comparar os achados histopatológicos das lesões com espraiamento lateral, ressecadas por mucosectomia, estratificando para idade, tamanho e localização anatômica.

Método

Estudo retrospectivo observacional realizado em um serviço privado de endoscopia digestiva em São Paulo - SP, a partir de janeiro de 2019 selecionamos 200 pacientes consecutivos com diagnóstico endoscópico de LST, medindo entre 10 e 30 mm de extensão no maior eixo, submetidos a mucosectomia durante colonoscopia. Após anátomo-patológico destas lesões ressecadas, os dividimos em dois grupos: Grupo 1 (G1): 129 adenomas tubulares; Grupo 2 (G2): 64 adenomas serrilhados. Foram descartadas sete lesões por não obter os diagnósticos citados.

Resultados

No G1: 66% eram neoplasia intraepitelial de baixo grau (NI-BG), idade média de 69 anos e tamanho médio de 13 mm de diâmetro e o local mais prevalente foi cólon ascendente; 34% eram neoplasia intraepitelial de alto grau (NI-AG), sendo a idade média de 70 anos, tamanho médio de 26 mm de diâmetro e o local mais comum também foi no cólon ascendente. No G2: 90% eram NI-BG, idade média de 63 anos e tamanho médio de 16 mm de diâmetro e o local mais prevalente foi cólon ascendente. 10% eram NI-AG, sendo a idade média de 73 anos, tamanho médio de 23 mm de diâmetro e o local mais comum também foi no cólon ascendente.

Conclusões

O achado adenoma tubular foi maior que o serrilhado, assim como a incidência de NI-AG foi associada significativamente a ocorrência de adenomas tubulares (P< 0,05). A idade foi diretamente proporcional ao grau de atipia, porém sem variação estatisticamente significativa. A localização principal foi o cólon ascendente. O tamanho das lesões foi diretamente proporcional ao grau de atipia no grupo dos adenomas tubulares (P < 0,05). Não foi identificada diferença estatística entre os tamanhos das lesões nos adenomas serrilhados.

Palavras-Chave

Lesões com espraiamento lateral, adenoma, neoplasia intraepitelial

Área

TCC – Centro de Treinamento - Colonoscopia

Autores

Ana Carolina Fernandes Reis, Ivana Tamie Yamashita Shinzato, Morgana Andressa Silva Santos, Nicolas Jannuzzelli Richwin, Rafael Carvalho Silva, Rafaella Christina Gouveia Lauriano, Andressa Tomé Rezende Faria, Marina Doles Ascenção , Thiago Camilo Andrade Bertolotto , Verônica Cangussú Serretti Leonel , Samuel Galante Romanini, Paula Bechara Poletti, Thiago Festa Secchi, Artur Adolfo Parada, Matheus Degiovani