XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

PARASITOSE ASSOCIADA A H. PYLORI: RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

Paciente masculino, 37 anos, hipertenso, tabagista 20 maços/ano, com história de náuseas e vômitos iniciados há cerca de 4 meses com piora nos últimos 2 meses, associados a inapetência, dor epigástrica e perda ponderal de 15 kg. Ao exame físico apresentava dor abdominal difusa. Paciente foi submetido a exames laboratoriais gerais, sorologias para Hepatite B e C, HIV, sífilis, perfil e função hepática, tomografia de tórax e abdome, os quais tiveram resultados dentro da normalidade. Foi encaminhado ao serviço de Endoscopia para investigação de neoplasia, com solicitação de endoscopia digestiva alta e colonoscopia. Na endoscopia foi evidenciado quadro de pangastrite enantemática de grau intenso, bem como gastrite erosiva antral e bulboduodenite inespecífica, o teste de urease foi positivo. Na colonoscopia foi evidenciada presença de várias larvas filarifomes, com movimentação ativa em região de ceco, restante do exame sem alterações. Paciente recebeu tratamento para H. pylori e parasitose, evoluindo com melhora das queixas.

Discussão

A infecção por H.pylori afeta cerca de dois terços da população mundial e constitui a principal causa de gastrite, podendo ser responsável por quadros agudos e crônicos. O paciente acometido por esta infecção pode apresentar-se assintomático até queixas variáveis como desconforto e empachamento pós-prandial, dor epigástrica, náuseas e vômitos. Os achados endoscópicos são diversos e o diagnóstico dessa infecção baseia-se em testes invasivos e não invasivos, onde se faz necessário o tratamento com antibióticos.
As doenças infectoparasitárias no Brasil ainda acometem problema de saúde pública. Na maioria dos casos a infecção se dá de forma assintomática, no caso de pacientes sintomáticos os sintomas mais comuns são anorexia, plenitude, tenesmo, desconforto abdominal, náuseas, vômitos, perda de peso e diarreia.
Há uma relação entre baixa condição socioeconômica e a contaminação pelo H.pylori e as parasitoses, uma vez que os fatores ambientais para aquisição dos mesmos são parecidos.

Comentários finais

No caso deste paciente, o qual apresentou sintomas gastrointestinais exuberantes e persistentes não foi feito investigação de parasitose, apesar da alta prevalência em nosso país. Após realização dos exames endoscópicos foi possível fazer diagnóstico tanto do quadro de parasitose intestinal quanto de infecção por H.pylori, não sendo possível atribuir a sintomatologia apenas a uma delas.

Palavras-Chave

Área

Endoscopia - Miscelânea

Autores

PRISCILA GONÇALVES PEREIRA, PAULO HARUO YANO JUNIOR, PAULO GARDENAL TELES