XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

BEZOAR EM PACIENTE APÓS CIRURGIA BARIÁTRICA: RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

Paciente feminina, 30 anos, operada por cirurgia bariátrica Bypass há 2 anos, após ter procurado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por duas vezes, deu entrada no serviço de emergência hospitalar devido quadro de náuseas e vômitos há 7 dias após a ingesta de alimentos associados a dor abdominal em região epigástrica. Ao exame físico apresentava-se com desidratação leve e dor à palpação de epigástrio.
Foi realizada tomografia de abdome que evidenciou massa arredondada e heterogênea em topografia de coto gástrico. Aventado a hipótese diagnóstica de bezoar gástrico, a paciente foi submetida à endoscopia digestiva alta, onde foi visualizado conglomerado escurecido e endurecido de restos alimentares, uma tentativa de dissolução do bezoar utilizando pinça de biópsia foi realizada, sendo o mesmo parcialmente desfeito, optado então pela administração de Coca Cola por via oral durante um período de 12 horas. Após esse período, foi realizado endoscopia de controle, não sendo observado presença de corpo estranho. A paciente recebeu alta com melhora das queixas.

Discussão

Os bezoares gástricos são por definição um conglomerado endurecido que pode ser formado por componentes diversos, como vegetais, cabelos, medicamentos, compostos lácteos. São entidades raras, envolvendo menos de 1% das endoscopias e tem sintomatologia inespecífica. Os pacientes com maior risco compreendem os idosos, diabéticos com neuropatia, pacientes submetidos às cirurgias bariátricas e gastrectomia parcial com vagotomia ou piloroplastia. Os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica tem fatores de risco que aumentam a probabilidade da formação dos bezoares. Na abordagem diagnóstica é possível lançar mão de tomografia de abdome, radiografias com e sem contraste e por fim a endoscopia digestiva alta. O tratamento desta entidade clínica pode envolver desde a administração de agentes que possam degradar o bezoar, como celulase, papaína, Coca-Cola e acetilcisteína, bem como o tratamento endoscópico ou até mesmo cirúrgico.

Comentários finais

Com o crescente número de cirurgias bariátricas, ainda que seja rara a ocorrência deste caso, pode-se obter um aumento de sua incidência, fazendo-se necessária alta suspeição para que seja possível fazer diagnóstico de maneira rápida e encaminhar o paciente para local onde haja serviço de endoscopia.

Palavras-Chave

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

PRISCILA GONÇALVES PEREIRA , PAULO HARUO YANO JUNIOR, PAULO GARDENAL TELES