XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

EXAMES ENDOSCÓPICOS EM PACIENTES COM COVID 19: INDICAÇÕES E ACHADOS

Introdução

Durante a pandemia pelo COVID-19, devido ao alto risco de contaminação durante a realização de exames endoscópicos, comunidades internacionais como a ESGE (European Society of Gastrointestinal Endoscopy) publicaram recomendações para a realização destes exames, dividindo-os em 3 categorias: essenciais, alta prioridade e baixa prioridade. Na primeira, encontramos situações de urgências como hemorragias digestivas; na segunda, estão os pacientes que necessitam de procedimentos terapêuticos por displasias de alto grau ou câncer intramucoso, ou ainda na viabilização de via alimentar; na terceira, estão os exames de rastreamento e seguimento de pólipos com displasia de baixo grau, onde a recomendação é de postergar a sua realização.
Ainda são poucos na literatura os estudos que analisaram os resultados de exames endoscópicos em pacientes com a síndrome respiratória aguda. Massironi S. avaliou os achados endoscópicos de 38 pacientes com COVID 19 em um hospital da Lombardia na Itália, sendo esofagite e úlcera bulbar as mais frequentes à endoscopia e colite segmentar associada a diverticulose nas colonoscopias. Blackett J. em um estudo multicêntrico realizado em Nova Iorque analisou os resultados dos exames em 84 pacientes com a COVID 19, cuja indicação mais frequente foi sangramento gastrointestinal ou anemia severa.

Objetivo

Análise das indicações e achados endoscópicos de exames endoscópicos realizados em pacientes com COVID 19.

Método

Estudo observacional do tipo transversal, retrospectivo , realizado através da análise de prontuários dos pacientes internados, no período de 1 ano, positivos para COVID 19, submetidos a endoscopia, colonoscopia ou CPRE.

Resultados

Foram analisados 103 pacientes. Houve predominância do sexo masculino, idade média de 64 anos, 59% dos pacientes encontravam-se em ventilação mecânica e com anticoagulação profilática. Entre os exames realizados, 87% foram endoscopias, 12 % colonoscopias e 1% CPRE. As comorbidades que mais predominaram na amostra foram hipertensão arterial sistêmica, seguida por diabetes melitus e obesidade. As principais indicações dos exames foram para garantia de via alimentar e por sangramentos gastrointestinais. Os principais achados endoscópicos foram de exames sem alterações, seguidos por esofagites e gastrites enantemáticas e erosivas.

Conclusões

As principais indicações dos exames foram para passagem de via alimentar e avaliação de sangramentos gastrointestinais. As principais alterações dos exames foram esofagites e gastrites enantemáticas/erosivas.

Palavras-Chave

ENDOSCOPIA; COVID-19

Área

TCC – Centro de Treinamento - Miscelânea

Autores

BRUNO LEONARDO NASCIMENTO CORREA FERNANDES, MAURO LAMELAS CARDOSO, CELSO EDUARDO PATRICIO, CAIO MARIO LO TURCO, THIAGO CORREIA DA SILVA GANANÇA, ANTONIO HENRIQUE DE FIGUEIREDO