XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Níveis elevados de capacidade cardiorrespiratória interferem na constipação funcional em adolescentes?

Introdução

A constipação funcional (CF) é um importante problema de saúde, e vem afetando todas as idades, apresentando prevalência com grande variação em crianças e adolescentes. A fisiopatologia da constipação é complexa e multifatorial, com pesquisas focadas em fatores ambientais e atitudes comportamentais.

Objetivo

O objetivo deste estudo é estimar a prevalência da constipação funcional em adolescentes e a sua associação com níveis de capacidade cardiorrespiratória.

Método

Estudo transversal e analítico, com amostra representativa de adolescentes de escolas públicas municipal, matriculados no ano de 2018, na cidade de Montes Claros- Minas Gerais. Foram avaliadas variáveis sociodemográficas, constipação funcional através dos critérios de Roma III, e o teste de capacidade cardiorrespiratória (teste corrida/caminhada dos 6 minutos), posteriormente dicotomizado em zona saudável e zona de risco. Foi realizada uma analise descritivas das variáveis sociodemográficas, constipação funcional e capacidade cardiorrespiratória, posteriormente analise bivariada por meio do teste qui-quadrado para verificar a associação da variável desfecho com capacidade cardiorrespiratória, assumido de 5% (p≤ 0,05), o estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa sobre o parecer nº 1.908.982 .

Resultados

Participaram da pesquisa 880 adolescentes. A média de idade foi de 13 anos (±1,22), sendo 52% do sexo feminino. A prevalência de constipação funcional foi de 13,8% e 94,3% estavam na zona de risco para a capacidade cardiorrespiratória, a constipação intestinal não se associou a capacidade cardiorrespiratória ( p=0,463).

Conclusão

A prevalência da constipação funcional no grupo estudado foi considerada elevada, e a maioria dos adolescentes apresentaram baixa capacidade cardiorrespiratória, porem não associou-se a prevalência da constipação intestinal. A adoção de hábitos comportamentais saudáveis, como redução do comportamento sedentário, prática regular de atividade física, podem ser útil na prevenção e no manejo da constipação funcional em adolescentes.

Palavras-Chave

Aptidão Cardiorrespiratória; Adolescentes; Constipação funcional.

Área

Gastroenterologia - Intestino

Autores

João Gustavo Brant Rocha, Maria Clara Brant Rocha, João Pedro Brant Rocha, Marcelo Eustáquio Siqueira Rocha, Josiane Santos Brant Rocha