XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Avaliação da incidência de infecção por Helicobacter pylori nos pacientes submetidos a Bypass gástrico com reconstrução em Y de Roux no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2020 no Hospital Lifecenter, Belo Horizonte/MG.

Introdução

A infecção pelo Helicobacter pylori (H.pylori) é responsável por várias doenças gastrointestinais, incluindo gastrite crônica, úlcera péptica e câncer gástrico. Estudos epidemiológicos, moleculares e clínicos têm confirmado e sedimentado o papel do H.pylori como um dos fatores de risco para o câncer gástrico. De acordo com a sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, a Endoscopia Digestiva Alta com pesquisa de H.pylori é indicada para todo paciente no pré-operatório de gastroplastia redutora. Já a ASGE (American Society for Gastrointestinal Endoscopy) sugere que a decisão de realizar endoscopia pré-operatória em pacientes candidatos à cirurgia bariátrica deve ser individualizada, levando em consideração o tipo de cirurgia que será realizada (especialmente se a técnica deixará o estômago excluso).
Rotineiramente, a proposta da endoscopia eletiva para controle e seguimento dos pacientes que foram submetidos à gastroplastia redutora com reconstrução em Y de Roux, visa avaliar principalmente o tamanho do coto gástrico e o aspecto da anastomose. Neste contexto, a biopsia nem sempre é realizada.

Objetivo

Avaliar a presença da infecção pelo H.pylori na mucosa do coto gástrico remanescente dos pacientes submetidos a Bypass gástrico com reconstrução em Y de Roux.

Método

Trata-se de um estudo retrospectivo, que avalia a incidência da infecção por H.pylori nos pacientes operados (Bypass gástrico com reconstrução em Y de Roux) através da endoscopia digestiva alta com biopsias, realizado no Hospital Lifecenter de Belo Horizonte/ MG, compreendendo o período de janeiro de 2019 à dezembro de 2020.

Resultados

De 308 endoscopias realizadas em pacientes pós operados (Bypass gástrico com reconstrução em Y de Roux), em 192 foram feitas biopsias do coto gástrico. Destas, 19 tiveram pesquisa positiva para a bactéria H.pylori. Todos esses 19 pacientes realizaram endoscopia digestiva alta no pré-operatório.

Conclusões

Apesar de não haver recomendação nos guidelines e consensos sobre a indicação de realização de biopsias do coto gástrico nos exames de seguimento dos pacientes em pós-operatório de gastroplastia redutora com reconstrução em Y de Roux, esses resultados poderiam servir de base para avaliar sua realização rotineira. Poderia, inclusive, ser avaliado o controle de erradicação da bactéria no pré-operatório, visando reduzir os riscos da infecção crônica.

Palavras-Chave

Helicobacter pylori, Bypass gástrico

Área

TCC – Centro de Treinamento - Endoscopia digestiva alta

Autores

Danilo Caldeira Rocha, Felipe Alves Retes, Raquel Apocalypse