XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

INTUSSUSCEPÇÃO DE ALÇA INTESTINAL EM GASTRECTOMIA A BII IDENTIFICADA POR ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA: RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

Paciente masculino, 67 anos, com antecedente de gastrectomia a BII devido úlcera gástrica há 30 anos, foi admitido no Hospital Ipiranga, em São Paulo, com quadro agudo de dor abdominal e vômitos. Realizada endoscopia digestiva alta que identificou invaginação de alça eferente ao nível da gastroenteroanastomose, com mucosa hiperemiada, friável ao toque do aparelho e com pontos de necrose. Confirmado o diagnóstico de intussuscepção de alça alimentar devido a gastrectomia a BII. Paciente foi submetido correção cirúrgica e cursou com boa evolução.

Discussão

A intussuscepção jejuno-gástrica é uma rara complicação pós-gastrectomia a Billroth II reconhecida pela primeira vez por Bozzi em 1974. Acomete cerca de 0.1% das ressecções gástricas e pode ser relatada em qualquer período do pós-operatório (relatos de 5 dias a 35 anos). Apresenta altas taxas de mortalidade quando diagnosticada tardiamente, que pode chegar a 50% em pacientes com mais de 48 horas de evolução. As principais causas relacionadas são: espasmo jejunal e antiperistalse pela acidez gástrica, largo calibre da boca anastomótica e pressão intra-abdominal aumentada. Anatomicamente, pode ser de alça aferente (16%), de alça eferente (74%) e de ambas as alças (10%). As principais manifestações clínicas são: dor epigástrica, vômitos incoercíveis e a hemorragia digestiva alta, encontradas em paciente com histórico de gastrectomia recente ou de longa data. Nos casos crônicos têm-se dor abdominal pós-prandial, aliviada por vômitos e com resolução espontânea como sintoma evidente. A confirmação diagnóstica é por meio da endoscopia, que mostra o coto gástrico ocupado por alça intestinal com ou sem necrose, e pelo exame contrastado do estômago, que ilustra falha de enchimento gástrico (aspecto em “casca de cebola”). O tratamento de escolha é cirúrgico e realizado por remoção da intussuscepção, quando viável, ressecção do segmento comprometido ou gastrectomia com reconstrução em Y de Roux.

Comentários finais

A intussuscepção de alça alimentar é uma complicação rara que deve ser diagnosticada e tratada de maneira rápida e eficaz. O tratamento cirúrgico é mandatório, principalmente em casos agudos, e técnica mais utilizada é a reconstrução em Y de Roux. A EDA também é capaz de promover alívio dos sintomas em casos selecionados. O prognóstico favorável depende do diagnóstico precoce, portanto, fica evidente a relevância dessa condição na prática clínica e cirúrgica.

Palavras-Chave

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Andressa Tomé Rezende de Faria, José Celso Ardengh, Tarik Walid Omairi, Bruna de Castro Oliveira, Bruna Lemos Silva, Rosival Vicente de Paula, Thiago Camilo de Andrade Bertolotto, Bruna Ribeiro krubniki, Paula Cristina de Morais Freitas, Morgana Andressa da Silva Santos, Ana Carolina Fernandes Reis, Isabella Rodrigues Magalhães