XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

A manometria de alta resolução é superior à endoscopia no diagnóstico da hérnia hiatal.

Introdução

A hérnia hiatal (HH) ocorre quando a estabilidade da junção esofagogástrica (JEG) é prejudicada, permitindo o deslocamento para cima do esfíncter inferior do esofágico (EIE) e do estômago através da crura diafragmática (CD). Geralmente, quatro tipos de HH são descritos: HH deslizamento (tipo I - 95% dos casos), paraesofágico (tipo II), mista (tipo III) e gigante (tipo IV). O diagnóstico da HH é feito, classicamente, pelo esofagograma com bário ou durante endoscopia digestiva alta (EDA). No entanto, esses métodos são prejudicados pela avaliação subjetiva e indireta da localização do EIE e da CD. Estudos anteriores com manometria convencional documentaram duas zonas de pressão separadas ao nível da JEG em pacientes com HH, representando a separação espacial do EIE da CD, mas não conseguiram atingir a sensibilidade ideal. A manometria de alta resolução (MAR) identifica claramente CD e o EIE e avalia sua relação anatômica. Na MAR, três subtipos de JEG são descritos com base na separação do EIE da CD. No entanto, sua acurácia diagnóstica tem sido pouco investigada. Apenas dois estudos mediram a concordância entre MAR e técnicas convencionais, ou seja, esofagograma e EDA, na detecção da HH.

Objetivo

Nosso objetivo será avaliar o valor diagnóstico da MAR na detecção de uma HH, em comparação com a EDA.

Método

Serão analisados retrospectivamente os exames de MAR realizados entre 2020 e 2021, e comparados com os achados na EDA.

Resultados

Foi possível identificar que houve uma maior concordância diagnóstica da hérnia hiatal utilizando a MAR quando comparados com a endoscopia digestiva alta.

Conclusões

A MAR é um método diagnóstico promissor, seguro e possui boa acurácia para a compressão da motilidade do esôfago. Os resultados sugerem que este método representa um avanço na avaliação clínica dos pacientes com distúrbios motores esofágicos. Apesar de pouco investigada sua acurácia diagnóstica na hérnia de hiato, o mesmo avalia claramente a localização da CD, EIE e sua relação anatômica, mostrando-se sensível e específico para o diagnóstico desta patologia quando comparado aos outros métodos.

Palavras-Chave

Manometria de alta resolução, hérnia de hiato, endoscopia digestiva alta, diagnóstico

Área

TCC – Centro de Treinamento - Miscelânea

Autores

Lucas Casotti Pereira Posses, Luiz Henrique Souza fontes, Renato Luz Carvalho, Eli Kahan Foigel