XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

PANORAMA DO TRATAMENTO DE INTERCORRENCIAS CIRÚRGICAS PÓS-BARIÁTRICA NAS REGIÕES DO BRASIL: 2010 - 2019

Introdução

A obesidade, condição médica crônica de etiologia multifatorial, atinge proporções epidêmicas a nível global. Na obesidade mórbida, a cirurgia bariátrica é o método mais eficaz para o manejo e tratamento de peso a longo prazo. Entretanto, como toda cirurgia, podem suceder intercorrências.

Objetivo

Analisar quantitativamente as intercorrências cirúrgicas no tratamento da pós-bariátrica e conhecer as particularidades de cada paciente por região, ano de processamento e pelo tipo de serviço (público/privado).

Método

Trata-se de estudo retrospectivo, baseado em um levantamento da análise dos dados do site de Departamento de informática do Ministério da Saúde (DATASUS), disponíveis publicamente. Os indicadores estudados foram: Grupo 1: Tratamento de intercorrências cirúrgicas pós-bariátrica segundo região, no regime público, no período de 2010 – 2019. Grupo 2: Tratamento de intercorrências cirúrgicas pós bariátrica segundo região, no regime privado, no período de 2010 – 2019.

Resultados

Foram encontrados 625 casos relatados de tratamento de intercorrências pós-bariátrica no Brasil, divididas por região, no período de 2010 a 2019. Foi observado um maior número de ocorrência de casos de intercorrências na Região Sul (462). As regiões Norte e Centro Oeste tiveram menor número, 1 e 2 casos, respectivamente. Quanto ao no regime público, resultaram em um total de 33 casos, no período entre 2010 e 2019. A Região Sudeste (18), apresentou maior número de casos, com 15 ocorrências no ano de 2015, seguido da região Sul, que apresentou 8 casos. As regiões Nordeste, Norte e Centro Oeste, 5, 1 e 1 casos respectivamente. Já no regime privado, com um total de 106 casos, no período compreendido entre 2010 e 2019, a região Sul apresentou maior número de casos (85), com 38 ocorrências, seguido da região Sudeste (19), que apresentou 15 casos, ambos no ano de 2015. As regiões Nordeste e Centro Oeste apresentaram apenas 1 caso cada. A Região Norte não apresentou dados referente a ocorrências.

Conclusão

Desta forma, a procura por centros para tratamento tem sido efetiva, mas a demanda do serviço público ainda não consegue ser atendida como esperado, principalmente nos estados que possuem menor renda, sendo de extrema importância o planejamento e o investimento em políticas públicas para melhorar a assistência e atenção específica aos indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica, bem como a garantia da qualidade dos serviços, avaliação da estrutura e a equipe para um atendimento sublime a todos igualmente.

Palavras-Chave

Cirurgia; Obesidade; Pós-Bariátrica.

Área

Cirurgia - Estômago

Autores

Ana Beatriz Santos Ferreira, Gabriella Coni Serra, Carolina de Oliveira Souza Casal, Luisa Moura Mascarenhas, Flávia Shwenck Fagundes, Rafaella Cazé de Medeiros, Catarina Mendes Doria, Miguel Godeiro Fernandez, Iasmin Oliveira Andrade, Blenda Martins Moreno, Gabrielle Azevedo Costa, Caroline Rosário da Silva, Marcio Rivison Silva Cruz, Anna Paula Matos de Jesus, Bianca Correia Cortes