XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

LINFOMA MALT AVANÇADO COM LINITE PLÁSTICA

Apresentação do Caso

Feminino, 50 anos, interna por náuseas e vômitos incoercíveis, dor abdominal e esplenomegalia. Realizou EDA que mostra mucosa de cárdia e corpo com aspecto infiltrado e espessado, com áreas avasculares, compatível com linite plástica. Foram realizadas biópsias gástricas.
O exame anatomopatológico mostra infiltração por linfoma Não-Hodgkin em mucosa de corpo e cárdia com metaplasia intestinal. O estudo imuno-histoquímico confirma linfoma de zona marginal extra-linfonodal (tipo MALT). H. pylori negativo.
Foi realizado PET-CT para estadiamento, que mostrou espessamento acentuado e heterogêneo da parede de todo o estômago com captação difusa, espessamento do grande omento adjacente ao estômago com captação difusa, linfonodomegalia na cadeia torácica interna esquerda e cadeias cardiofrênicas direita e esquerda
Foi estadiado como Linfoma MALT gástrico IV E.
Após estadiamento da doença, foi programada Quimioterapia.
Evolução: Iniciado QT (RCHOP) e após segunda sessão de quimioterapia, Interna por neutropenia febril. A TC mostra redução das dimensões das linfonodomegalias pericardiofrênicas e para-aórticas e nova endoscopia mostra que surgiram áreas com intenso enantema e áreas ulceradas.

Discussão

Linfoma primário gástrico é o sítio extra-nodal mais comum dos linfomas não-Hodgkin. Os tipos histológicos mais comuns são linfoma de células B da zona marginal (tipo MALT) e linfoma difuso de grandes células B (mais comum). Os linfomas MALT são lesões de baixo grau, enquanto que os linfomas de grandes células B são de alto grau.
O linfoma MALT está fortemente associado com H. pylori e outros fatores ambientais como obesidade, assim como fatores genéticos.
Apresentação clínica varia de náusea, dor abdominal, até hemorragia digestiva, anemia, emagrecimento e sintomas B. A aparência endoscópica pode ser de erosões irregulares, úlceras, pregas espessadas e nodularidade.
O estadiamento é mandatório, e os exames de imagem utilizados são TC de tórax e abdome; Eco-EDA e PET-CT.
Classificação de Ann Arbor de linfoma gástrico: IE: Restrita ao estômago, IIE: Extensão para linfonodos, IIIE: linfonodos em ambos os lados do diafragma, IVE: Extensão para tecido extra-gastrointestinal ou outros órgãos.
A primeira linha de tratamento para MALT de estágios precoce é a erradicação do H. pylori, enquanto que para estágios avançados, é recomendado associar quimioterapia, imunoterapia, radioterapia ou Cirurgia.

Comentários finais

Linfoma MALT está entre os tipos mais comuns de linfoma extra-nodal e tem evolução indolente.

Palavras-Chave

LINFOMA MALT, H. PYLORI, ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

LUCAS ZOUAIN FIGUEIREDO, KENDI YAMAZAKI, FELLIPE CICUTO FERREIRA ROCHA, JULIA MAYUMI GREGÓRIO, LEONARDO DE SOUZA FONSECA, LUCAS GIOVINAZZO CASTANHO BARROS, BRUNO DA COSTA MARTINS, CARLOS KIYOSHI FURUYA JUNIOR, ANA PAULA SAMY TANAKA KOTINDA, EDSON IDE, SERGIO EIJI MATUGUMA