XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Transplante Hepático: panorama nacional ao longo de uma década (2020-2010)

Introdução

O transplante é um procedimento de elevada complexidade e utilizado quando as alternativas de tratamento disponíveis encontram-se esgotadas, tornando-o vulnerável à morte. Em análise particular do transplante de fígado é a substituição do órgão doente por outro saudável proveniente de um doador vivo ou falecido, sendo último recurso terapêutico disponível para pacientes com doença hepática crônica grave e irreversível

Objetivo

Caracterizar a situação do transplante de fígado no Brasil entre os anos de 2010 a 2020.

Método

Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo e descritivo realizado por meio de análise de dados secundários disponíveis no banco de dados de acesso público do Registro Brasileiro de Transplantes, com enfoque nas informações sobre o transplante hepático referente ao período de janeiro de 2010 a dezembro de 2020.

Resultados

No período, foram realizados 29052 transplantes de fígado, com crescimento anual, sendo 5% com doador vivo. No que se refere ao número de transplantes hepáticos realizados por região, o Sudeste alcançou 52,9%; Sul, 23,6%; Nordeste, 18,9%; Centro-Oeste, 3,9% e Norte com 0,7% dos transplantes. Em 2010, havia 55 equipes especializadas em transplantes de fígado no Brasil; em 2020, registram-se 78 equipes de transplantes hepáticos distribuídas pelo país. Na região Norte, em 2010, não havia equipes para realização de transplantes hepáticos, sendo que, Sudeste e Sul, concentravam 80% das equipes. Uma década depois, o Norte aumentou para 4 equipes, contudo as regiões Sudeste e Sul ainda concentram cerca de 78% dos serviços. Verificou-se redução na lista de espera para transplante hepático, decréscimo de 82%. Notou-se que a necessidade anual de transplantes de fígado no Brasil foi de 5254, porém a média anual de transplantes realizados mostrou-se abaixo, totalizando 2050.

Conclusão

Portanto, houve um aumento, aproximado de 45% no número de transplantes hepáticos no Brasil, indicando a ampliação dos serviços prestados no setor, entretanto. Observou-se a ampliação quantitativa das equipes especializadas em transplantes hepáticos, contudo, evidencia-se, infelizmente, a persistência da concentração de serviços e a disparidade entre regiões, necessitando de ações para descentralização. Ademais, a diferença entre a necessidade de transplantes do país e a quantidade realizada anualmente, demonstrando que, apesar do avanço dos serviços disponíveis, muito há em se realizar para equiparação entre necessidade e a oferta anual de transplantes.

Palavras-Chave

Fígado; Transplante; Cirurgia

Área

Cirurgia - Fígado

Autores

Matheus da Silveira Maia MAIA, Solange Lima Gomes GOMES, João Paulo Mota Lima LIMA, Caio Vitor de Miranda Pantoja PANTOJA, Wellyngton Castro de Sousa SOUSA, Thiago Henrique de Aguiar de Sousa SOUSA