XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

ESTUDO RETROSPECTIVO OBSERVACIONAL NAS OBSTRUÇÕES BENIGNAS DAS VIAS BILIARES ATRAVÉS DE COLANGIOPANCREATOGRAFIA RETRÓGRADA ENDOSCÓPICA

Introdução

A colangiopancreatografia endoscópica retrógrada (CPRE) é um pro¬cedimento endoscópico, com obtenção de imagens radiológicas (colangiopan¬creatografia) para diagnóstico de afecções pancreáticas e biliares e intervenções terapêuticas. As intervenções guiadas pela CPRE são usadas para o tratamento de uma variedade de distúrbios pancreaticobiliares como por exemplo desobstrução biliar por causas benignas ou malignas. Esse estudo tem o intuito de avaliar a taxa de resolução de casos benignos de obstrução da via biliar com uma ou mais intervenção por CPRE, em um serviço de referência na região metropolitana de São Paulo.

Objetivo

Analisar a eficácia na resolução de doenças biliares benignas através do procedimento de CPRE em um serviço referenciado e realizar um estudo comparativo entre a porcentagem descrita na literatura.

Método

Trata-se um estudo retrospectivo observacional de pacientes encaminhados a um hospital quaternário de referência no estado de São Paulo, durante o período de abril de 2019 a março de 2021.

Resultados

No período foram realizados 1517 exames, sendo elegíveis para o estudo 929 procedimentos que revelou uma taxa de sucesso na resolução dos casos em 740 pacientes (79,65%) e em 189 pacientes (20.35%) não houve resolução do quadro, necessitando de uma segunda CPRE ou de abordagem cirúrgica.

Conclusões

Conforme apresentado pelos resultados dos dados, a taxa de resolução dos casos está um pouco abaixo do relatado na literatura que é em torno de 90% de sucesso.

Palavras-Chave

Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica, doenças das vias biliares benignas.

Área

TCC – Centro de Treinamento - Colangiopancreatografia endoscópica retrógrada

Autores

Rodrigo Loducca Chaguri, Flávia Félix Azevedo