XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Obstrução intestinal por Leiomioma de Delgado - Relato de Caso

Apresentação do Caso

Mulher, 43 anos, previamente hígida, foi admitida na emergência com quadro agudo de distensão abdominal, dor difusa em cólica e vômitos fecalóides, além de parada de eliminação de flatos e fezes. Ao exame laboratorial, apresentou leve leucocitose. Foi realizada tomografia computadorizada que evidenciou distensão de alças de delgado com ponto de obstrução em jejuno. Em cirurgia videolaparoscópica, foi elucidada a presença de tumoração obstrutiva em delgado e optado por conversão cirúrgica para laparotomia. Análise anatomopatológica evidenciou leiomioma.

Discussão

As neoplasias que afetam o trato gastrointestinal são divididas em dois grupos. As mais comuns são as neoplasias de tumores estromais gastrointestinais, frequentemente localizados no estômago e no intestino delgado proximal. O outro grupo inclui tumores de músculo liso, que são semelhantes aos que ocorrem em tecidos moles, principalmente no útero, e em outros locais do corpo, dentre estes estão os leiomiomas e leiomiossarcomas. Os leiomiomas são massas benignas, simples, firmes, cinzas ou brancas e bem definidas que, quando surgem no trato gastrointestinal, podem aparecer na camada submucosa da parede do intestino delgado. Geralmente crescem extraluminalmente e não são detectados até que excedam seu suprimento sanguíneo, causando necrose central, ulceração e sangramento no lúmen intestinal. Atipicamente, o tumor se estende intraluminalmente e raros casos foram reportados na literatura com evolução para obstrução intestinal. Macroscopicamente, podem ser confundidos com os tumores estromais gastrointestinais, sendo necessário a diferenciação por análise imunohistoquímica para se determinar o prognóstico.

Comentários finais

O leiomioma é um achado raro no trato gastrointestinal, principalmente quando há comprometimento de jejuno, causando obstrução. Assim, o caso em questão torna-se relevante, para que a condição seja reconhecida e diferenciada de um tumor estromal gastrointestinal, que possui maior frequência de aparição, influenciando positivamente no prognóstico e manejo adequado. Além disso, contribui para a estimativa da prevalência de leiomiomas de intestino delgado em posteriores estudos.

Palavras-Chave

Leiomioma; Jejuno; obstrução intestinal;

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

Felipe Monge Vieira, Marcos Paulo Marcellino da Silva, Rogério Luiz da Silva , Kelly Ribeiro Moura Barboza, Pietra Sardinha Silvestre Mousinho , Julia Surrage da Matta , João Pedro Assis de Paiva , Júlia Brandão de Carvalho, Larissa Oliveira Siepierski, Karoline Veronês Tamanini, Luana Assis Marquez