XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Impactação de corpo estranho no esôfago de difícil resolução em adulto jovem

Apresentação do Caso

Paciente masculino de 34 anos, deu entrada no pronto socorro com queixa de disfagia e sialorreia após ingesta de carne há cerca de 12 horas, referindo que já teve episódios semelhantes há alguns anos, e estava em investigação diagnóstica com suspeita de acalásia. Foi submetido a endoscopia digestiva alta para avaliação, sendo evidenciado diversos pontos anelares de constrição no esôfago. A cerca de 25 centímetros da arcada dentária superior existia uma área de estenose que impedia a progressão do gastroscópio convencional, sendo então optado pelo uso de broncoscópio para avaliação. Logo em esôfago distal foi observado uma impactação alimentar ocluindo toda luz do órgão, contendo partículas não aspiráveis e sendo então iniciado a sua remoção com auxílio de pinça dente de rato, com certa dificuldade devido a fragmentação do material, na qual acarretou em um longo tempo de exame e uso de diversos outros instrumentos para remoção completa, como: alça com rede, tripé e basket. Após diversas entradas com o aparelho e retirada de fragmentos, foi obtido a remoção de todo material impactado. Durante a realização do restante da esofagogastroduodenoscopia, não foi identificado demais alterações, exceto discretas lacerações superficiais no esôfago em trajeto proximal a impactação. Em seguida foram colhidas 4 amostras de biópsias em esôfago proximal e distal, além de outras amostras no antro gástrico e duodeno para elucidação diagnóstica, que logo confirmou como etiologia de base a esofagite eosinofílica.

Discussão

A esofagite eosinofílica é uma condição crônica e imunomediada que cursa com disfunção da motilidade esofágica, sendo considerada atualmente a principal causa de disfagia para sólidos em adultos. Deve ser suspeitada e considerar sua pesquisa através de biópsias em todo caso de impactação alimentar em pacientes jovens, principalmente quando não apresentam outra alteração endoscópica compatível com a disfagia.

Comentários finais

Sabe-se que 80% dos corpos estranhos passam espontaneamente pelo trato digestivo, 19% necessitam de alguma terapia clínica ou endoscópica e somente cerca de 1% necessita de cirurgia. A definição diagnóstica precoce da causa da disfagia, principalmente em pacientes jovens, é de suma importância para evitar a progressão da doença e facilitar o tratamento de possíveis complicações futuras, assim como o insucesso da resolução por técnicas minimamente invasivas como a endoscopia digestiva, e podendo demandar de tratamento cirúrgico nessa minoria dos casos.

Palavras-Chave

Corpo estranho esôfago impactação alimentar

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

David Eccard José, Ricardo Sato Uemura, Carlos Kiyoshi Furuya Junior, Rogério Kuga