XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

INTUSSUSCEPÇÃO INTESTINAL COMO COMPLICAÇÃO DE GASTRECTOMIA TOTAL COM RECONSTRUÇÃO EM Y DE ROUX - RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

A.J.O. 69 anos, masculino, deu entrada no serviço com dor abdominal difusa, do tipo cólica, de forte intensidade, iniciada há 1 dia, associada a vômitos de conteúdo de estase com raios de sangue, sem parada da eliminação de flatos e fezes. Tem antecedente patológico de hipertensão arterial, dislipidemia, ex-etilista, ex-tabagista e gastrectomia total com linfadenectomia a D2 e reconstrução em Y de Roux há 2 anos devido a adenocarcinoma gástrico tipo intestinal moderadamente diferenciado ulceroinfiltrativo. Os exames laboratoriais evidenciaram leucocitose discreta e leve aumento de LDH e CPK. Foi realizada laparotomia exploradora de urgência e no intraoperatório foi evidenciado intussuscepção de intestino delgado a 10 cm da anastomose da alça biliopancreática com a via alimentar Y de Roux, com sinais de isquemia no intussescepto. Realizado, então, enterectomia de 15 cm do intestino delgado e, posteriormente, realizado anastomose manual primária. A análise anatomopatológica da peça cirúrgica evidenciou processo inflamatório crônico ulcerativo com áreas de necrose isquêmica em parede de intestino delgado, sem sinais de malignidade. Paciente apresentou boa evolução pós-operatória, tendo alta hospitalar.

Discussão

A intussuscepção intestinal é uma condição rara em adultos, de fisiopatologia pouco esclarecida, que corresponde à invaginação de um segmento intestinal no lúmen de outro segmento adjacente, a qual pode ser evidenciada como uma complicação após o bypass gástrico em Y de Roux, apesar de haver baixa incidência. O local mais comum de ocorrência é no intestino delgado e os sintomas são inespecíficos, dependendo do grau de intussuscepção, podendo causar dor abdominal recorrente, oclusão intestinal, isquemia e necrose.
A intussuscepção pode reduzir espontaneamente ou pode ser realizada simples redução intraoperatória. Porém, na maioria das vezes, o tratamento consiste na ressecção do segmento acometido com anastomose primária, devido a alta prevalência de lesão orgânica associada.

Comentários finais

Por se tratar de uma patologia rara com um diagnóstico desafiador, principalmente em adultos, requer um alto nível de suspeita e investigação. Apesar da baixa incidência, a causa provável da intussuscepção do relato acima é uma complicação da gastrectomia total com reconstrução em Y de Roux realizada previamente. A equipe médica cirúrgica deve estar ciente da possibilidade dessa complicação e da abordagem necessária, a fim de obter um desfecho favorável.

Palavras-Chave

intussuscepção intestinal; abdome agudo; abdome agudo vascular

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

Matheus Cesarino Vilas Boas, Décio Luiz da Silva Mazzini, Danilo Toshio Kanno, Monique Raquel Barbosa de Queiroz Fonseca, Tainá Serena Mottin