XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

DOENÇA DE MÉNÉTRIER: RELATO DE CASO EM ADULTO

Apresentação do Caso

Paciente do sexo masculino, 45 anos, admitido com queixa de epigastralgia, perda ponderal, vômitos e dispepsia. Sem comorbidades ou cirurgias prévias. Durante investigação diagnóstica, inicialmente foi realizada TC de abdômen com espessamento e realce parietal inespecífico da mucosa gástrica. Posteriormente, realizado endoscopia digestiva alta, evidenciando hipertrofia das pregas gástricas em corpo e fundo, múltiplas erosões e uma úlcera em parede posterior do estômago em atividade. Ao exame ecoendoscópico, visualizado espessamento difuso da segunda camada gástrica (muscular da mucosa). O resultado do anatomopatológico das biópsias evidenciou gastrite crônica com hiperplasia foveolar regenerativa intensa, atrofia glandular superficial e profunda e congestão vascular, com pesquisa de H. pylori negativa. Exames laboratoriais complementares evidenciaram hipoalbuminemia e citomegalovírus positivo. Iniciado inibidor de bomba de prótons e medicações sintomáticas, com paciente evoluindo com melhora das queixas após 3 dias de internação, recebendo alta para seguimento ambulatorial. Endoscopias de controle evidenciaram melhora significativa das alterações prévias, com paciente mantendo bom controle dos sintomas com IBP.

Discussão

A Doença de Ménétrier, também chamada de gastropatia hipertrófica perdedora de proteína, é uma condição adquirida rara do estômago, que afeta 1 em cada 200.000 habitantes, caracterizada pelas pregas gigantescas da mucosa de fundo e corpo gástrico, hiperplasia foveolar e hipoalbuminemia. A apresentação clínica é inespecífica, com sintomas como epigastralgia, náuseas, anorexia e sintomas relacionados à hipoproteinemia, como edema e ascite. Mais comum em adultos entre 40 e 60 anos, tem potencial maligno se não resolvido precocemente. Há raros relatos de remissão espontânea da doença. Aproximadamente 80% dos pacientes apresentam hipoproteinemia, com perda proteica entérica aumentada. A etiologia ainda não é bem esclarecida, porém há indicativos de associação com causas infecciosas, como por H.pylori e Citomegalovírus.

Comentários finais

A Doença de Ménétrier é incomum e apresenta um quadro clínico pouco específico, tornando-se difícil a suspeição diagnóstica. Tem uma evolução variável, desde a resolução espontânea até a malignização, por isso a importância da realização da endoscopia digestiva alta com biópsias para diagnóstico precoce. Seu tratamento é desafiador e a melhor abordagem terapêutica não está clara, por isso a importância de mais ensaios clínicos.

Palavras-Chave

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

TAYSSA BRANDÃO PACHECO, ANDRÉ LUIS VOLPATTO, PAOLA de ARAÚJO SARDENBERG ALVES, DIOGO de OLIVEIRA LIMA, DANIEL VILELA MARTINS, ROBERTA FRANCO PICCHIONI, CAIO COLTURATO COIMBRA, DIOGO PERAL CAETANO