XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 EM CPRE EM UM HOSPITAL TERCIÁRIO

Introdução

A pandemia da COVID-19 é um evento de grande impacto na saúde pública mundial, com altos índices de morbimortalidade. Tal fato resultou em mudanças no fluxograma do Sistema Único de Saúde (SUS) com os agravos de saúde, tendo sido priorizadas urgências e emergências sobre tratamentos considerados eletivos. Nesse contexto, procedimentos endoscópicos não-urgentes deixaram de ser prioridade e tiveram seus números drasticamente reduzidos. Em relação à realização de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), foram feitas recomendações semelhantes, priorizando-se casos de urgência e emergência.

Objetivo

Analisar o impacto da pandemia na epidemiologia dos procedimentos de CPRE.

Método

Trata-se de estudo retrospectivo, analítico, realizado através da revisão de Base de Dados Institucional coletados através de formulários pré-estabelecidos em serviço de Endoscopia Digestiva de um Hospital Terciário (pré-pandemia), nos quais analisamos dados comparativos entre os períodos de fevereiro de 2019 até fevereiro de 2020 (Pré-pandemia) e os de março de 2020 até março de 2021 (Pandemia).

Resultados

Não identificamos diferenças significativas na distribuição de idade e sexo dos pacientes nos períodos avaliados. Houve maior frequência de indicações de CPRE para "coledocolitíase" no período pré-pandemia em relação ao período pandemia (p = 0,0341) e observamos um aumento da frequência da "síndrome ictérica" como indicação principal no período pandemia (p=0,015). O período pré-pandemia foi caracterizado por um número maior de intervenções terapêuticas (p=0,036) e maior frequência de procedimentos não realizados devido a falhas ou dificuldades técnicas 71% (p=0,0003). Durante o período da pandemia identificamos as" neoplasias avançadas" como principal causa de falha terapêutica 22% (p=0,0125). Não houve mudanças em relação aos tipos de abordagem, exceto pelo aumento do uso de próteses metálicas no período pandemia 7% (p=0,0368). Nos períodos comparados, identificamos números semelhantes de sucesso em cateterização da via biliar, papilotomias e uso de próteses plásticas. Além disso, não foram observadas diferenças nos diagnósticos e no número de casos de complicações pós-CPRE.

Conclusões

Houve mudança epidemiológica no que diz respeito ao aumento da frequência de indicação do procedimento devido à síndrome ictérica, redução do número de procedimentos, aumento de falhas terapêuticas devido à neoplasias avançadas e aumento do uso do acessório "stent biliar metálico" com a pandemia de COVID-19.

Palavras-Chave

COVID-19; Endoscopia Digestiva; Pandemia

Área

TCC – Centro de Treinamento - Colangiopancreatografia endoscópica retrógrada

Autores

Bianca Caroline Alvim Tomaz, Sâmara Fernandes Santos Martins, Jaques Waisberg