XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

META-ANÁLISE DOS PRINCIPAIS ACHADOS CLÍNICOS DO BALÃO INTRAGÁSTRICO AJUSTÁVEL: Estado da Arte das Evidências Científicas

Introdução

Em superobesos, a impossibilidade em atingir um IMC inferior a 35 kg m² pode chegar até 60,0 % dos casos. O implante de balão intragástrico (BIG) é uma técnica amplamente utilizada para tratar a superobesidade. O volume do BIG convencional é fixo, permanecendo no estômago por no máximo 180 dias. O uso do balão ajustável líquido (Spatz3®) foi aprovado para pacientes com IMC superior a 27 kg/m² e com tentativas fracassadas de perda de peso. As duas principais características diferenciadoras do Spatz3® são o controle do volume (para cima ou para baixo) pós-implantação e o período máximo de tratamento de 360 dias.

Objetivo

Foi realizar uma revisão sistemática seguida de meta-análise sobre os principais resultados do uso do Spatz3® em relação à segurança, eficácia e complicações.

Método

Seguiu-se as regras do PRISMA. Os critérios de inclusão foram estudos clínicos, envolvendo estudos randomizados controlados, prospectivos e retrospectivos publicados de 2011 a 2021. A qualidade da evidência científica nos estudos abordados foi classificada como alta, moderada, baixa ou muito baixa, de acordo as regras do GRADE e o risco de viés de acordo com instrumento da Cochrane. Realizou-se análise da heterogeneidade dos estudos (R2), análise estatística descritiva, e análise de regressão logística, com p<0,05 com significância estatística.

Resultados

Encontrou-se trinta (30) estudos clínicos nos últimos dez anos. Os estudos analisados foram homogêneos com elevada associação dos resultados entre os estudos (R2 ≥ 50%) em relação à segurança e eficácia do Spatz3®. A qualidade de evidência científica dos estudos foi classificada como moderada. O principal risco de viés foi a ocorrência de poucos estudos randomizados e números de pacientes em cada estudo. A taxa de complicações apresentou média de 15,74%. Nenhuma morte ou complicação importante foi identificada nos estudos. O IMC médio diminuiu de 40,31 para 31,54 kg/ m² (p<0,0001), o peso corporal de 112,36 para 89,82 kg (p<0,0001) e o excesso de peso de 42,45 para 23,78 kg (p<0,0001). O ajuste do volume do Spatz3® para baixo resultou em maior perda de peso média de 5,65kg (-7 a 18,9kg), e o tempo médio do procedimento foi de 7,42 ± 1,54 meses. O ajuste para cima apontou aumentar o tempo de saciedade dos pacientes.

Conclusões

Este estudo mostrou que o tratamento com Spatz3® é um procedimento eficaz para redução de peso, haja vista que o balão permanece no lugar por mais tempo em virtude de ser ajustável.

Palavras-Chave

Superobesidade. Balão intragástrico. Balão intragástrico ajustável. Spatz3®.

Área

TCC – Centro de Treinamento - Endoscopia digestiva alta

Autores

Erick Hass, Idiberto José Zotarelli-Filho