XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Impacto da pandemia por COVID 19 na incidência de sangramento digestivo alto varicoso em pacientes inseridos no programa de erradicação de varizes esofágicas do Instituto de Atendimento Médico ao Servidor Público Estadual

Introdução

O assunto COVID 19 parece estar longe de deixar as discussões médicas, especialmente após a retomada do número de casos novos, aumento de óbitos, novas variantes, imposição de restrições à circulação e sobrecarga dos sistemas de saúde, observados desde o início da pandemia. Embora os esforços de vacinação continuem, infelizmente seus efeitos tardarão a chegar, ao menos para o retorno das rotinas de saúde. Nesse cenário, a atenção as condições de saúde seguirá comprometida por mais algum tempo.
Em nossa especialidade, um ponto de preocupação é o impacto da pandemia na perda de seguimento ambulatorial dos pacientes com varizes esofágicas que realizam ligadura elástica como profilaxia primária ou secundária para sangramento varicoso, culminando no aumento das taxas de sangramento digestivo varicoso e, a longo prazo, no aumento da mortalidade desses pacientes como já bem estabelecido na literatura.

Objetivo

Avaliar se houve aumento na incidência de sangramento varicoso em pacientes que não realizaram sessão de ligadura elástica devido a suspensão dos ambulatórios em decorrência da pandemia

Método

Foram avaliados, retrospectivamente, 100 pacientes inseridos no programa de erradicação de varizes no período de 2020-2021 em um grande centro hospitalar em São Paulo e comparados com a incidência de sangramento descrita na literatura em caso de seguimento adequado (profilaxia primária ou secundária de varizes de esôfago pelo método de Ligadura elástica).

Resultados

Observa-se pelos dados analisados que houve um aumento expressivo no número de sangramento digestivo alto varicoso no período pandêmico , o que confirma o impacto indireto da COVID 19 nos pacientes com varizes esofágicas no serviço em questão.

Conclusões

Devido ao risco de contaminação por COVID 19, pacientes inseridos no programa ambulatorial de erradicação de varizes esofágicas , pelo método de ligadura elástica , tiveram os procedimentos eletivos adiados o que impactou no aumento de taxas de sangramento digestivo alto varicoso e na necessidade de realização de exame terapêutico de urgência.

Palavras-Chave

Endoscopia, Varizes esofágicas, Ligadura Elástica, Pandemia

Área

TCC – Centro de Treinamento - Miscelânea

Autores

Ana Paula Toledo Mota, Renato Luz Carvalho, Eli Kahan Foigel