XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA MENSURAÇÃO DE PÓLIPOS NOS EXAMES ENDOSCÓPICOS: DIFERENÇA ENTRE A ESTIMATIVA COM A MEDIDA REAL

Introdução

A endoscopia digestiva alta (EDA) e a colonoscopia são exames que permitem a avaliação do esôfago até a segunda porção duodenal e do reto até o íleo, além de possibilitar a ressecção de lesões.
Vários tipos de lesões podem ser encontras, entre elas os pólipos, cujas medidas são um dos principais fatores para definição de conduta e seguimento.
Apesar de as medidas serem importantes para a condução terapêutica, elas são realizadas por meio de estimativa do endoscopista, podendo ser imprecisas, levando muitas vezes a mudanças no manejo para retirada da lesão.
Neste estudo, avaliamos se há diferença estatística entre a medida subjetiva da equipe de endoscopia e a medida real dos pólipos retirados.

Objetivo

Objetivo principal: Avaliar se há diferença estatística entre aa medida subjetiva do endoscopista; a medida com régua logo após a ressecção e a medida realizada pelo patologista.
Objetivos específicos: Sendo identificada diferença estatística, avaliar se há diferença entre os endoscopistas residentes e os assistentes.
Identificar se há necessidade de inclusão de um método objetivo de mensuração nos exames de endoscópicos.

Método

Estudo observacional, longitudinal, prospectivo, descritivo e analítico, avaliando pólipos ressecados durante exames endoscópicos.
Excluídos pólipos cujas medidas não foram estimadas pelas equipes de endoscopia e/ou da patologia; pólipos com ressecção em piece meal ou recusa do paciente em participar da pesquisa.

Resultados

Foram avaliados 33 pólipos ressecados por EDA, sendo descartados 7 (21,21%) por ressecções em piece meal.
Nos 26 pólipos ressecados em monobloco, 16 (61,5%) foram removidos com pinça e 10 (38,4%) com alça.
Observamos ótima reprodutibilidade entre as medidas obtidas na maioria das comparações. Na comparação entre R1 e Medida, R1 e Patologia e Assistente e Patologia observamos boa reprodutibilidade.
Foram avaliados 89 pólipos ressecados durante colonoscopias, sendo descartados 13 (21,3%) por ressecções em piece meal.
Nos 76 pólipos ressecados em monobloco, 44 (57,8%) foram ressecados com da alça, 29 (38,1%) com pinça e 3 (0,03%) sem informação do instrumental.
Observamos ótima reprodutibilidade entre as medidas obtidas em todas as comparações realizadas.

Conclusões

Nas comparações entre a análise subjetiva e a medida real dos pólipos retirados nos exames endoscópicos, encontramos ótima correlação estatística na maioria das comparações nos exames de endoscopia digestiva alta e em todas as comparações realizadas nos exames de colonoscopia.

Palavras-Chave

Endoscopia, Colonoscopia, Pólipos, Técnicas, Medidas, Equipamentos de Medição

Área

TCC – Centro de Treinamento - Miscelânea

Autores

Gustavo Yun Hwa Isquierdo Fam, Durval Pessotti Junior, Fabio Marioni, Osvaldo Massatoshi Araki, Natan Kenji Watanabe, Anna Fernanda Cazavia Domene