XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA COMO CRITÉRIO DE INCLUSÃO PARA PREVENÇÃO DE FÍSTULA ÁTRIO ESOFÁGICA PÓS ABLAÇÃO CARDÍACA

Introdução

A avaliação endoscópica do esôfago após a ablação cardíaca por fibrilação atrial é um procedimento cada vez mais frequente nos protocolos hospitalares, com objetivo de detecção precoce das possíveis complicações. A parede posterior do átrio esquerdo mantém íntima relação anatômica com a parede anterior do esôfago, que consequentemente, pode sofrer lesão térmica por contiguidade. Essa lesão esofágica, por sua vez, pode evoluir para uma lesão transmural e erosão de mucosa, que eventualmente progride para úlcera na presença de refluxo ácido gastroesofágico, e mais raramente fístulas. A fístula átrio esofágica é um evento raro e geralmente tardio, na qual os sintomas iniciais surgem entre 2 a 6 semanas após um procedimento aparentemente bem-sucedido, mas temido devido a sua alta taxa de morbidade e mortalidade.

Objetivo

Avaliar os benefícios do exame endoscópico do esôfago em até 48 horas após a ablação cardíaca, considerando-se os sinais da doença do refluxo gastro-esofágico como fator de risco para formação da fístula átrio esofágica, além de averiguar os benefícios da cromoscopia digital em relação à luz branca

Método

Estudo observacional, transversal, descritivo e retrospectivo através da análise de 90 pacientes submetidos ao procedimento de endoscopia digestiva alta após ablação cardíaca por motivo de fibrilação atrial, no período de janeiro de 2018 a dezembro de 2020.

Resultados

A detecção total de lesões esofágicas por endoscopia digestiva alta foi 28%. O tipo de luz endoscópica utilizada na detecção de lesões não teve significado estatístico. Não houve presença de lesões esofagianas por doença do refluxo gastro-esofágico importante que apresenta correlação com a evolução para fístula átrio esofágica na população estudada.

Conclusões

A endoscopia digestiva alta tem sua importância na detecção precoce de lesões esofagianas pós ablação cardíaca, porém, não se pode concluir nesta amostra estudada, se o exame endoscópico realmente previne ou detecta precocemente as fístulas átrio esofágicas.

Palavras-Chave

FÍSTULA ÁTRIO ESOFÁGICA

Área

TCC – Centro de Treinamento - Endoscopia digestiva alta

Autores

ETTORE PACANARO NETO, TOMOE MINAMI, FABIO MARIONI, CELSO EDUARDO PATRICIO, ANTONIO HENRIQUE FIGUEIREDO