XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de hiperemese secundário ao uso de cannabis: relato de caso

Apresentação do Caso

O presente relato destaca, um paciente do sexo masculino, 26 anos, usuário crônico de cannabis, que apresenta há 2 anos paroxismos de vômitos e dor abdominal, com pouca resposta a antieméticos, mas com melhora significativa após banho quente. Submetido previamente a propedêutica extensa, sem identificação de alterações que pudessem sugerir a etiologia. Internado em dezembro de 2020, devido a recorrência do quadro e, a partir das características clínicas supracitadas, foi estabelecido diagnóstico de síndrome de hiperêmese canabinoide.

Discussão

Em todo mundo a prevalência do consumo de drogas, lícitas ou ilícitas, é alta, com destaque para a cannabis, que em alguns países já teve seu uso legalizado. Nas últimas décadas, notou-se também o crescimento do uso medicinal dos canabinoides. Porém, o abuso crônico pode trazer consequências negativas, entre elas destaca-se a síndrome de hiperêmese canabinoide. Essa entidade clínica é marcada por dor abdominal e paroxismos de vômitos, refratários a antieméticos habituais e que aliviam com banho quente. O diagnóstico é clínico, baseado na história do consumo da cannabis e sintomatologia supracitada. Sendo assim, torna-se extremamente importante uma história clínica bem confeccionada, associado a um exame físico minucioso.

Comentários finais

Diante disso, é extremamente importante o conhecimento, pelos profissionais da saúde, das características dessa síndrome, tendo em vista que o consumo crônico da substância causadora vem aumentando significativamente nas últimas décadas. Com isso, será evitado investigação invasiva e onerosa ao sistema de saúde e ao próprio paciente.

Palavras-Chave

Cannabis, Hiperêmese, dor abdominal

Área

Gastroenterologia - Estômago/Duodeno

Autores

Filipe Mateus Costa Teixeira, Leandro Oliveira Costa, Brisa Marina Meireles Monteiro, Mônica Fernandes Nogueira, Isabela Macedo Freitas