XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

LESÕES ESOFAGICAS PÓS ABLAÇÃO CARDIACA: UTILIZAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO DE KANSAS CITY

Introdução

A ablação cardíaca é um tratamento bem estabelecido para controle do ritmo cardíaco de pacientes sintomáticos e fibrilação atrial (FA) refratária a tratamento medicamentoso. Apesar dos avanços técnicos da ablação, lesões térmicas de esôfago podem ocorrer em até 57.1% dos procedimentos. Em 2017, a classificação de Kansas City, apresentou uma sistematização dessas lesões e sua relação com a evolução clínica dos pacientes através de uma metanálise de 30 estudo. A relação entre o tipo de lesão e sua evolução clínica é pouco conhecida. Esta classificação foi criada para tentar relacionar esses dois aspectos, porém ainda existem poucos trabalhos que determinam a incidência de lesões pós ablação utilizadno esta classificação. Portanto, a divulgação e apresentação de uma classificação que prediz a evolução clínica das lesões é importante para maior segurança do paciente, além de facilitar o diálogo entre profissionais de diferentes especialidades envolvidos no tratamento.

Objetivo

O objetivo principal do estudo é avaliar a incidência das lesões térmicas no esôfago em pacientes submetidos a ablação cardíaca baseadas na classificação de Kansas City. O objetivo secundário seria a identificação de fatores de risco relacionados ao surgimento de lesões térmicas pós ablação no esôfago.

Método

Neste estudo retrospectivo, foram avaliados os exames endoscópicos realizados em pacientes submetidos a ablação cardíaca, no hospital Biocor, entre Agosto de 2020 Agosto de 2021 que foram realizados até sete dias após o procedimento hemodinâmico. Os laudos foram avaliados de maneira retrospectiva com análise dos registros fotográficos e do laudo descritivo e as lesões foram classificadas de acordo com a classificação de Kansas City.

Resultados

Entre agosto de 2020 e agosto de 2021, foi avaliada amostra de n = 26 procedimentos de ablação cardíaca. Destes, 11 evoluíram com lesão esofágica, incidência de 42% (I.C. 95% = [23%; 63%]). Nenhuma dos fatores avaliados apresentaram diferenças significativas quando pacientes com lesão são comparados aos indivíduos sem este evento adverso.

Conclusões

A identificação das lesões pós ablação cardíaca são de grande importância pois as lesões mais graves tem mortalidade elevada. A maioria das lesões são baixo grau que evoluem sem complicações graves e melhoram sem tratamento especifico. Porém, a padronização da classificação deve ser bem estabelecida na instituição, desta maneira as equipes envolvidas no tratamento podem oferecer ao paciente um acompanhamento mais eficiente.

Palavras-Chave

Kansas City Classification, atrial fibrillation, esophageal thermal injury after cardiac ablation

Área

TCC – Centro de Treinamento - Endoscopia digestiva alta

Autores

RENATO GONÇALVES SOARES