XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

ECOENDOSCOPIA: ANÁLISE DE PUNÇÕES ASPIRATIVAS ECOGUIADAS DE LESÕES PANCREÁTICAS EM UM CENTRO DE TREINAMENTO EM ENDOSCOPIA DIGESTIVA

Introdução

A ecoendoscopia é resultado da combinação de endoscopia digestiva e ultrassonografia, permitindo uma avaliação adjuvante das lesões do trato gastrointestinal (TGI) e órgãos adjacentes. Além disso, possibilita a punção por agulha fina (PAAF) para obtenção de material e terapêutica. O resultado diagnóstico da análise das amostras é dependente da habilidade do endoscopista e também da afinidade do patologista com o material recebido.

Objetivo

Analisar as indicações e o índice de positividade das punções ecoguiadas das lesões pancreáticas, desde a implantação da ecoendoscopia no serviço de endoscopia do Hospital de Base de São José do Rio Preto - SP.

Método

Estudo retrospectivo descritivo de consulta à base de laudos computadorizados das punções ecoguiadas com agulha 22 gauge, realizadas no período entre 13/11/2018 a 16/07/2021.

Resultados

Foi realizado punção aspirativa ecoguiada em 60 pacientes (64,51% de todas as punções). As principais indicações foram as lesões císticas pancreáticas (57%), seguidas pelas lesões sólidas (43%). A maioria dos pacientes eram do sexo feminino (60%), havendo variação em relação ao sexo e as indicações, sendo que a maioria das mulheres (51,51%) teve como principal indicação as lesões sólidas pancreáticas e a maioria dos homens (66,66%) as lesões císticas. Um total de 85% das amostras analisadas continha material suficiente, levando ao diagnóstico. Dentre essas, a maioria correspondia ao grupo das lesões císticas pancreáticas. Tanto as lesões císticas quanto as sólidas pancreáticas apresentavam predominante comportamento maligno, sendo a neoplasia mucinosa papilar intraductal (IPMN) a mais prevalente entre as lesões císticas (31%) e o adenocarcinoma pancreático entre as lesões sólidas (50%).

Conclusões

A acurácia das punções por agulha fina foi semelhante ao descrito na literatura, mas, observamos uma discrepância entre as amostras com material insuficiente das lesões císticas e sólidas. Neste estudo a coleta insuficiente de material predominou entre as lesões sólidas, o que vai contra os dados da literatura. Isso pode ser devido ao fato de não serem puncionadas todas as lesões císticas e sim, apenas as lesões com indicações predefinidas pelo serviço (sinais de alarme).

Palavras-Chave

ecoendoscopia; lesões císticas pancreáticas; lesões sólidas pancreáticas; punção aspirativa por agulha fina

Área

TCC – Centro de Treinamento - Ecoendoscopia

Autores

ROBERTA FRANCO PICCHIONI, DIOGO PERAL CAETANO, CAIO COLTURATO COIMBRA, DANIEL VILELA MARTINS, PAOLA ARAÚJO SARDENBERG ALVES, DIOGO OLIVEIRA LIMA, TAYSSA BRANDÃO PACHECO