XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Tricobezoar gástrico: Relato de caso

Apresentação do Caso

O presente relato refere-se a uma adolescente de 16 anos, esta chegou ao pronto atendimento com queixa de dores abdominais associada a vomitos refratários. A paciente não apresentava nenhum histórico de doença psiquiátrica e havia poucos dias de inicio de sintomas. Ao exame fisico inicial observou-se os sinais vitais estáveis, ao realizar a palpacao do abdome este estava normotenso e apresentava uma massa irregular no hipocondrio esquerdo. Foi realizada uma endoscopia digestiva alta que detectou uma massa disforme volumosa no estomago, diagnosticada como tricobezoar gástrico. A adolescente foi encaminhada ao bloco cirúrgico e após uma avaliação pré operatória, foi submetida a laparotomia. A cirurgia ocorreu sem intercorrencias, do interior do estomago foi retirado um envelopamento de fios de cabelo humano, característico de tricobezoar gástrico. A paciente evoluiu satisfatoriamente no pós operatório e recebeu alta hospitalar após 10 dias de internação.

Discussão

O bezoar é o acúmulo de substancias não passíveis de digestão dentro do aparelho gástrico ou intestinal, não é uma patologia frequente, mas que se não diagnosticada prematuramente desencadeia complicações graves. Quando o paciente faz ingestão de cabelos humanos, pelo de animais ou fibras sintéticas pode desenvolver um tricobezoar, sendo mais frequentemente diagnosticado em pacientes jovens do sexo feminino. O desenvolvimento de tricobezoar esta geralmente associado a transtornos psiquiátricos e alguns tipos de deficiencias intelectuais.

Comentários finais

Diante das possíveis complicações graves decorrentes do desenvolvimento de um tricobezoar é imprescindível a atenção do médico durante o atendimento inicial, principalmente de mulheres jovens, devido incididencia aumentada nesta população. Deve-se levar em consideração a história clínica, sendo de suma importancia a valorização de pequenas alterções comportamentais ou achados físicos, tais como baixo peso, espaçamentos no couro cabeludo como alopecias e evidencias de massa palpável na região abdominal.

Palavras-Chave

Bezoar; Tricobezoar; Estômago

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Juliana Heimann, Stephan Juliana Heimann, Janine Chaves Sicupira, Romulo Monteiro Bonatto