XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

QUALIDADE EM COLONOSCOPIA EM EXAMES DE RASTREIO DE UM HOSPITAL PÚBLICO TERCIÁRIO DO DISTRITO FEDERAL

Introdução

O câncer colorretal é o terceiro mais diagnosticado no mundo em homens e o segundo em mulheres. A colonoscopia é o exame de escolha no rastreio e vigilância de câncer colorretal e lesões precursoras na maioria dos casos, pois permite visualização direta da mucosa do cólon e terapêutica se necessário. A qualidade em colonoscopia visa melhorar a taxa de detecção de adenomas, reduzindo a incidência e mortalidade de câncer colorretal, visto permitir diagnóstico e tratamento precoce das lesões. Para isso utilizam-se variáveis relacionadas ao período pré-procedimento, intraprocedimento e pós procedimentos, comparando-as com valores de referência da literatura.

Objetivo

Este trabalho visa avaliar as variáveis relacionadas à qualidade em colonoscopia em exames de rastreio realizados no setor de endoscopia de um hospital terciário do Distrito Federal e compará-las com a literatura vigente, utilizando-se de análise retrospectiva de informações do prontuário.

Método

Estudo transversal retrospectivo com análise de prontuário, avaliando laudos dos exames de colonoscopia realizados no ano de 2021 e comparar com outros dados do prontuário eletrônico e com laudo de histopatológicos.

Resultados

Trabalho ainda está em fase de coleta e análise de dados. Programação é que esteja pronto até o dia da apresentação.

Conclusões

Trabalho ainda está em fase de coleta e análise de dados. Programação é que esteja pronto até o dia da apresentação.

Palavras-Chave

Câncer colorretal, neoplasia de cólon, colonoscopia, avaliação da qualidade dos cuidados de saúde

Área

TCC – Centro de Treinamento - Colonoscopia

Autores

Eduardo Nasser Vilela, Juliana de Meneses