XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

O impacto da ressecção venosa na duodenopancreatectomia: revisão sistemática e meta-análise

Introdução

Duodenopancreatectomia com ressecção venosa (VRPD) pode ser realizada em alguns pacientes com câncer de pâncreas. Porém, os principais riscos e benefícios relacionados à VRPD continuam controversos.

Objetivo

Este estudo teve como objetivo avaliar os riscos e benefícios da sobrevida que a VRPD pode adicionar, quando comparada à duodenopancreatectomia tradicional (PD).

Método

Uma revisão sistemática e meta-análise de estudos comparando VRPD e PD foram realizadas.

Resultados

VRPD esteve associada a um maior risco de mortalidade pós operatória (RD: -0.01; IC 95% -0.02 a -0.00) e complicações (RD: -0.05; IC 95% -0.09 a -0.01) em relação a PD. A duração da internação hospitalar não foi diferente entre os dois grupos (MD: -0.65; IC 95% -2.11 a 0.81). No grupo VRPD, o tempo de operação foi em média 69 minutos maior (MD: -69.09; IC 95% -88.4 a -49.78), com uma maior perda de sangue (MD: -314.04; IC 95% -423.86 a -195.22). Na avaliação de sobrevida geral, o hazard ratio de mortalidade durante o período de follow-up no grupo VRPD foi maior do que o grupo PD (HR: 1.13; IC 95% 1.03 a 1.23).

Conclusão

VRPD está associada a maior risco de complicações a curto prazo e mortalidade, além de uma menor probabilidade de sobrevida em relação a PD. Saber os riscos e potenciais benefícios pode ajudar o cirurgião a realizar um melhor manejo do paciente portador de câncer de pâncreas com invasão venosa. A decisão da cirurgia com ampla ressecção venosa deve ser compartilhada com os pacientes após estes serem informados dos riscos e do prognóstico.

Palavras-Chave

Área

Cirurgia - Pâncreas

Autores

João Emilio Lemos Pinheiro Filho, Fernanda Cavalcanti Cabral Honório, Stefanie Sophie Buuck Marques, Murilo Rocha Laragnoit De Martino, Orlando Vitorino Castro Neto, Lara Lopes Fioratti, Andréia Yumi Jouti Motomura, Esau Furini Ferreira Barros, Alexandre Cruz Henriques, André Roncon Dias, Jaques Waisberg