XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

As epitelizações colunares do esôfago distal, com ou sem esôfago de Barrett, e os pólipos adenomatosos do cólon.

Introdução

A epitelização colunar do esôfago distal (ECED) é caracterizada pela substituição do epitélio escamoso esofágico pelo epitélio colunar para proteção diante da exposição do refluxo crônica ácido/gástrico. Representa um exemplo de metaplasia e fator de risco para esôfago de Barrett (EB), consequentemente, para adenocarcinoma esofágico. Os pólipos adenomatosos dos cólons, são importantes precursores na oncogênese do carcinoma colorretal. De acordo com os fatores de risco destas patologias, na literatura há alguns estudos relacionando as ECED e os pólipos adenomatosos no cólon.

Objetivo

Avaliar se existe relação entre as áreas de ECED (com ou sem EB) e os pólipos adenomatosos nos cólons, estratificando para idade e gênero.

Método

Estudo retrospectivo observacional, compondo paciente que realizaram endoscopia digestiva alta e colonoscopia no mesmo ato, no período entre 2018 e 2020. Após aplicados fatores de inclusão e exclusão, selecionou-se 344 pacientes, divididos em dois grupos: Grupo 1: endoscopia com o diagnóstico esofágico dentro dos padrões da normalidade (190 - 55%). Grupo 2: Endoscopia com diagnóstico de ECED, com ou sem EB (154 - 45%). Nos dois grupos foi avaliado o diagnóstico das colonoscopias.

Resultados

Grupo 1 (n=190): 89 (46,84%) apresentaram colonoscopia dentro dos padrões da normalidade. 101 (53,15%) pólipos intestinais diagnosticados, 55 (28,9%) hiperplásicos e 46 (24,21%) adenomas. A média de idade foi de 54 anos e não houve prevalência de gênero (Homem: 50 e mulher 51). Grupo 2 (n=154): 97 (62,9%) apresentaram pólipos intestinais diagnosticados. 50 (32,36%) hiperplásicos e 47 (30,5%) adenomas. A presença ou não de metaplasia intestinal nas ECED (esôfago de Barrett), não foi relevante. A média de idade foi de 55 anos e com predominância do gênero masculino (Homem: 60 e Mulheres: 37).

Conclusões

Não houve significância estatística na relação entre as ECED, com ou sem EB, e os pólipos adenomatosos do cólon. Quanto a idade, não houve predominância, sendo a média de idade nos dois grupos estatisticamente a mesma. Quanto ao gênero, houve predomínio do sexo masculino no grupo das ECED.

Palavras-Chave

Epitelização colunar, Esôfago de barret, Pólipos adenomatosos.

Área

TCC – Centro de Treinamento - Endoscopia digestiva alta

Autores

Ivana Tamie Yamashita Shinzato, Artur Adolfo Parada, Matheus Degiovani, Marina Doles Ascenção, Morgana Andressa Da Silva Santos, Rafaella Christina Gouveia Lauriano, Ana Carolina Fernandes Reis, Rafael De Carvalho Da Silva, Thiago Camilo De Andrade, Verônica Cangussú Serretti Leonel, Andressa Tomé Rezende De Faria, Nicolas Jannuzzelli Richwin