XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Tratamento das comorbidades associadas à obesidade: Análise da eficácia, segurança, durabilidade e capacidade terapêutica do balão intragástrico (BIG) e da endossutura vertical gástrica (EVG)

Introdução

A obesidade é um grave problema crônico de saúde, apresentando etiologia multifatorial e comorbidades associadas que dificultam seu tratamento. As terapias bariátricas endoscópicas (EBT) surgem enquanto novas modalidades de tratamento da obesidade e suas comorbidades, tais como o balão intragástrico (BIG) e a endossutura vertical gástrica (EVG) que podem vir a promover perda de peso e controle de marcadores característicos de doenças como diabetes mellitus, hipertensão arterial e complicações hepáticas.

Objetivo

: Investigar a eficácia, segurança, durabilidade e a capacidade terapêutica do BIG e da EVG enquanto opções de tratamento das comorbidades associadas à obesidade.

Método

Revisão atualizada da literatura pertinente em bases de artigos (PubMed, SciELO e LILACS) respeitando um recorte temporal de 5 anos.

Resultados

Foram selecionados 77 artigos (LILACS = 1; PubMed = 21; SciELO = 5). Após aplicação dos critérios de inclusão (artigos em português, espanhol e inglês, com acesso completo e gratuito) e de exclusão (publicações nas modalidades tese, dissertação, monografia, cartas ao editor, resumos publicados em anais e estudos duplicados nas bases de pesquisa), 24 artigos foram selecionados para análise e discussão (LILACS = 1; PubMed = 21; SciELO = 2). Foram analisados e discutidos 16 artigos de revisão de literatura e 6 artigos de estudos clínicos que trataram do BIG e da EVG como modalidade de tratamento da obesidade e de comorbidades associadas.

Conclusões

Em pacientes obesos que falharam nos tratamentos padrão, a terapia bariátrica endoscópica surge enquanto opção mais eficaz do que as medidas de dieta e estilo de vida e menos invasiva e segura do que a cirurgia bariátrica. As modalidades do BIG e da EVG têm se mostrado como técnicas seguras e eficazes em vários estudos em se tratando tanto da perda de peso como do controle de comorbidades. Destaque para o BIG, que pode levar a uma redução de 10% a 20% do peso total inicial no período de até 12 meses após a colocação inicial em comparação com pacientes tratados apenas com outras técnicas não invasivas. Profissionais endoscopistas bariátricos devem estar preparados para direcionar e aplicar apropriadamente as várias terapias bariátricas endoscópicas a fim de garantir a saúde e qualidade de vida do paciente.

Palavras-Chave

Balão intragástrico; Comorbidade; Endossutura vertical gástrica; Terapia bariátrica endoscópica; Obesidade.

Área

TCC – Centro de Treinamento - Endoscopia digestiva alta

Autores

vivianne caixeta monteiro