XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Acessório para aplicação da Mitomicina C no tratamento de estenoses esofágicas refratárias

Resumo

Mitomicina C (MMC) é um antibiótico derivado do Streptomyces caespitosus, usado como agente antineoplásico e antiproliferativo, atuando na inibição da síntese proteica e proliferação de fibroblastos. Devido a sua ação impedindo a proliferação de fibroblasto, tem sido usado como opção terapêutica nos casos de estenoses esofágicas refratárias às dilatações, porém, com uso off label. Apesar de seus benefícios, sua aplicação tópica traz preocupações, pois ainda não se sabe a longo prazo os efeitos dessa droga sobre os tecidos sem lesão. Em nosso serviço utilizamos a MMC na concentração de 0,1mg/ml (1 ml de mitomicina C + 3ml de água destilada) com aplicação tópica em local de estenose esofágica durante 3 minutos, após a dilatação convencional com balão ou vela de Savary. Não há consenso na literatura quanto ao número de aplicações e dose recomendada, variando de 1 a 12 aplicações e 0,1mg/ml a 1mg/ml respectivamente.
Métodos para aplicação tópica de MMC têm sido descritos, como o uso do esofagoscópio rígido, overtube, cap de ligadura elástica e cateter balão de politetrafluoretileno.
Considerando que a esofagoscopia rígida não está amplamente disponível em muitos serviços de endoscopia, desenvolvemos método de aplicação tópica da MMC, com o objetivo de evitar seu contato com tecidos sãos no trajeto até a área estenótica.
Conclusão: Apresentamos acessório de baixo custo, fácil confecção, para aplicação da MMC topicamente em estenoses esofágicas refratárias.

Palavras-Chave

Mitomicina C; Estenose esofágica; Endoscopia

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Thais Gagno Grillo, Erica Mariah Correa Rodrigues Giriboni, Bruna Aliotto Nalin Tedesco , Ana Luiza Rodakowski de Onofre, Renata Buraschi Antunes , Paulo Cezar Haddad de Amorim , Giovana Tuccille Comes , Pedro Luiz Toledo de Arruda Lourenção , Erika Veruska Paiva Ortolan