XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

SIMULADOR MECÂNICO PARA TREINAMENTO DE TÉCNICAS ENDOSCÓPICAS.

Introdução

Com os avanços tecnológicos somado a pandemia do SARS-COV 2, diversos centros de treinamento tiveram redução no volume de exames e sentiram a necessidade de encontrar alternativas inovadoras para o ensino das técnicas endoscópicas aos trainees. Para isso, desenvolvemos um modelo de treinamento visando facilitar o aprendizado, mantendo o princípio fundamental da medicina, a não maleficência.

Objetivo

Elaboração de simuladores tridimensionais e mecânicos, reproduzindo a anatomia do aparelho digestivo alto, por orifícios naturais, com materiais de baixo custo e fácil confecção, a fim de auxiliar no ensino das técnicas endoscópicas. E elaboração de manual de instrução, contendo peças e técnicas necessárias para sua montagem.

Método

Utilizados tubos e conexões de PVC, canos sifonados e estruturas de plástico e madeira. Uma luva de 6", um joelho 45º de 6" e um redutor extrínseco adaptado, formaram o estômago. Estruturas de madeira confeccionadas para fechar o sistema e sustentar o simulador. Canos sifonados compuseram o esôfago, bulbo e segunda porção duodenal.
Adaptado luvas plásticas, ao esôfago distal, para representar varizes e uma tampa plástica previamente modelada, simbolizava papila duodenal e vias biliares.

Resultados

Aprender manusear o aparelho e aprimorar os reflexos psicomotores para a execução do exame, no paciente real, sob sedação, podendo acarretar eventos adversos ao doente, gera traumas psicológicos e stress no desenvolvimento do aluno, dificultando o aprendizado. Estudo de 2003, concluiu que as taxas de complicações e insatisfação do cliente era maior 1 mês após o ingresso de novos fellows. Existem diversos simuladores confeccionados a partir de inúmeros materiais, sejam modelos mecânicos, com tecidos animais ou que utilizam a realidade virtual. Modelos mecânicos são úteis no desenvolvimento inicial do traineee, já os outros tipos, são importantes no treinamento de técnicas específicas para profissionais experientes. Um dos empecilhos para a ampla utilização dos simuladores, é o alto investimento financeiro, para isso desenvolvemos o modelo mecânico para treinamento de endoscopia digestiva alta com realização de biópsias, ligaduras elásticas, polipectomias com alça, passagem de duodenoscópio e canulação das vias biliares.

Conclusões

O simulador supracitado pode ser confeccionado com materiais de baixo custo e fácil reprodução. Criando um ambiente livre de riscos, seu uso auxilia o desenvolvimento do aluno, principalmente quando estes encontram-se no início da curva de aprendizado.

Palavras-Chave

SIMULADOR MECÂNICO; TÉCNICAS ENDOSCÓPICAS; TREINAMENTO; CENTRO DE TREINAMENTO; FELLOW ENDOSCOPIA; TRAINEE ENDOSCOPIA

Área

TCC – Centro de Treinamento - Endoscopia digestiva alta

Autores

JULIA MAYUMI GREGORIO, EDOSN IDE, SERGIO EIJI MATUGUMA, FELLIPE CICUTO FERREIRA ROCHA, CARLOS KIYOSHI FURUYA JUNIOR, PAULO SAKAI, BRUNO COSTA MARTINS