XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

GOSSIPIBOMA MIMETIZANDO LESÃO SUBEPITELIAL GÁSTRICA: RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

Paciente sexo feminino, 49 anos, com queixa de empachamento, náuseas e plenitude pós prandial, a despeito do uso de inibidor de bomba de prótons. Antecedente pessoal de fundoplicatura à Nissen por doença do refluxo gastroesofágico há 8 anos. Na investigação, foi realizado endoscopia digestiva alta sendo observado abaulamento de aproximadamente 4 cm, recoberto por mucosa íntegra e regular, localizada na grande curvatura do corpo médio-distal, o qual não estava presente nas endoscopias prévias. Na ecoendoscopia, a lesão era hipoecóica, heterogênea, com calcificação central, originária da camada muscular própria, medindo 4,2 x 3,2 cm. Punções ecoguiadas com agulha de 22G, sendo obtido apenas sangue na análise citopatológica. Devido à possibilidade de tumor estromal do trato gastrointestinal (GIST) de alto grau, realizado estadiamento com tomografia computadorizada de abdômen e tórax, evidenciando apenas a lesão sólida com conteúdo hemorrágico no seu interior, em íntimo contato com grande curvatura do estômago, sem realce ao meio de contraste. Realizado a ressecção da lesão pele técnica CLEAN-NET (Combination of laparoscopy and endoscopy approch to neoplasia with non-exposure techinique), com ressecção em monobloco, sem intercorrências. Paciente evoluiu bem no pós-operatório, recebendo dieta líquida no primeiro dia após a cirurgia e alta hospitalar no segundo. O anatomopatológico da peça revelou reação granulomatosa do tipo corpo estranho a material não biológico, com formação de nódulo na parede gástrica e ausência de sinais de malignidade.

Discussão

Gossipiboma é composto pela reação do organismo frente a um corpo estranho, sendo descrito na literatura a incidência de 1:1500 cirurgias abdominais. O diagnóstico deve ser considerado em pacientes com antecedente de cirurgia, e coleções ou nodulações de evolução atípica. Em nosso caso, a paciente apresentava um abaulamento de grandes proporções, não visto em exame prévio, e com sintomas exuberantes, não compatíveis com lesão subepitelial. Não sendo possível confirmar seu diagnóstico com medidas menos invasivas, e considerando o diagnostico diferencial com GIST, com sinais de alto grau, a ressecção foi indicada.

Comentários finais

Em paciente com sintomatologia exuberante, e antecedente pessoal de cirurgia prévia, o diagnóstico de gossipiboma deve ser considerado nos diagnósticos diferenciais de abaulamentos na parede do trato gastrointestinal.

Palavras-Chave

Gossibipoma, Ecoendoscopia, lesão subepitelial, GIST

Área

Endoscopia - Miscelânea

Autores

Paola Araujo Sardenberg Alves, Caio Colturato Coimbra, Daniel Vilela Martins , Roberta Franco Picchioni, Diogo de Oliveira Lima, Tayssa Brandão Pacheco, Flávio Hiroshi Ananias Morita, Diogo Peral Caetano