XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Análise do rendimento diagnóstico de biópsias endoscópicas orientadas para lesões da mucosa gástrica em um hospital de atenção terciária

Introdução

A endoscopia com biópsia é o "padrão-ouro" para o diagnóstico do câncer gástrico, sendo a infecção por H. pylori (HP) um importante fator de risco para seu desenvolvimento com cerca de 95% de adenocarcinoma.

O câncer gástrico precoce (CGP) é definido como neoplasia restrita à mucosa ou submucosa, e certos tipos selecionados de lesões são passíveis de tratamento curativo endoscópico.

Objetivo

Identificar o rendimento diagnóstico de biópsias orientadas para lesões aparentes da mucosa gástrica.

Método

Análise das endoscopias realizadas no Hospital Regional de Presidente Prudente no ano de 2020, qualificando as amostras de lesões aparentes da mucosa gástrica com suspeita de erosões, úlceras e neoplasia. Segundo protocolo institucional, são biopsiadas todas as lesões ulceradas, erosões maiores que 5 mm e lesões de aspecto neoplásico.

Resultados

De um total de 617 amostras de fragmentos do estômago, 42 era suspeitas de erosão, 159 úlceras e 62 de lesões neoplásicas.

Todas as biópsias de erosões foram submetidas a pesquisa da H. Pylori, sendo o resultado positivo em 57% e negativo em 42%. Em 76% foi colhido também um fragmento para teste da urease com 25% positivos e 75% negativos, mostrando que a análise histopatológica aumentou a detecção do HP.
Desse total, 26% tinham metaplasia intestinal e 2,3% displasia de baixo grau.

Já nas úlceras, em 96% foi investigada a presença de HP sendo 53% positivo e 44% negativo. O teste da urease foi realizado em 74%, com 42% positivos e 57% negativos. Foi encontrado 1 adenocarcinoma tubular bem diferenciado além de 1 displasia intraepitelial de baixo grau e 9 casos de metaplasia intestinal (0,6% e 5% do total respectivamente).

Por fim, das suspeitas de câncer precoce, 4% eram adenocarcinoma, 4% displasia intraepitelial de alto grau, 9% displasia intraepitelial de baixo grau e 33% metaplasia intestinal. Das suspeitas de neoplasia avançada, 64% comprovaram a suspeita de acometimento por lesão maligna, além de 21% displasias de alto e baixo grau.

Conclusões

Existe relevância em realizar biópsias rotineiras de erosões maiores que 5 mm e lesões ulceradas gástricas devido a elevação na detecção tanto da infecção pelo HP quanto de lesões pré malignas, além da evidente indicação de analisar lesões suspeitas de neoplasia em estágios precoces e avançadas que demonstraram elevado rendimento diagnóstico neste estudo.

Palavras-Chave

Endoscopia / Histologia / Biópsias / Neoplasia / Erosão / Úlcera

Área

TCC – Centro de Treinamento - Endoscopia digestiva alta

Autores

Fernanda Mello Tavares, Felipe Iankelevich Baracat, Paulo Gardenal Teles