XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Comparação entre modalidades de orientação do preparo da colonoscopia em relação a qualidade.

Introdução

A colonoscopia é o principal método diagnóstico e terapêutico para doenças colorretais. O preparo adequado é essencial para identificação de pólipos e carcinoma colorretal, uma das principais causas de morte no mundo. Na literatura, o índice de preparo inadequado chega a 25%.

Objetivo

O objetivo principal do estudo consiste em comparar a qualidade do preparo para colonoscopia em relação à modalidade de orientação fornecida ao participante. Os objetivos secundários são: avaliar o índice de chegada ao ceco e a detecção de pólipos e adenomas, conforme o tipo de orientação.

Método

Trata-se de um ensaio clínico controlado randomizado simples cego. Foram incluídos 90 participantes, distribuídos por sorteio em três grupos: 1) orientação do preparo por escrito (grupo controle); 2) orientação verbalizada pelo médico e escrita; 3) orientação visual, verbalizada pelo médico e escrita. Critérios de inclusão: colonoscopia eletiva em indivíduos com idade entre 18 e 80 anos. Critérios de exclusão: internação hospitalar, situações de urgência ou emergência, preparo anterior inadequado, alto risco anestésico, obesidade mórbida, cirurgia gastrointestinal prévia, analfabetos, distúrbios psiquiátricos, deficiência visual ou auditiva não corrigidas. O preparo foi avaliado pela escala de Boston, por médicos que não tinham conhecimento da orientação dada ao participante. As variáveis contínuas foram analisadas usando o teste t student e as variáveis categóricas o teste do qui-quadrado.

Resultados

O teste ANOVA demostrou diferença entre os grupos em relação à qualidade do preparo de cólon, de acordo com a escala de Boston [F (2,87) = 4,94, p = 0,0093]. O teste post-hoc de Tukey demonstrou que a qualidade do preparo nos grupos "orientação verbal e escrita"(1,3 ± 0,503, p = 0,031) e "orientação verbal, escrita e visual"(1,4 ± 0,503, p = 0,0015) foi maior do que o grupo controle. Entretanto, não houve diferença estatística entre os grupos "orientação verbal e escrita" e "orientação verbal, escrita e visual" (0,13 ± 0,503, p = 0,962). O estudo também não demonstrou diferença estatística em relação à chegada ao ceco e à taxa de detecção de pólipos ou adenomas entre os grupos.

Conclusões

Os participantes que receberam as orientações de preparo de colonoscopia em mais de uma modalidade, conseguiram atingir uma maior pontuação na escala de Boston, porém não houve diferença estatística em relação à chegada ao ceco e à taxa de detecção de pólipos ou adenomas.

Palavras-Chave

Colonoscopia, preparo de cólon, qualidade do preparo

Área

TCC – Centro de Treinamento - Colonoscopia

Autores

Lucas Soares Leite, Laura Cotta Ornellas Halfeld, Lincoln Eduardo Ferreira, Lize Maciel Pinheiro Guimarães, Rodrigo Andrade Alves, Guilherme Andrade Pereira, Isaac Nilton Fernandes Oliveira, Thales Silva Corrêa, Christoff Pereira Valério