XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES SUBMETIDOS A PASSAGEM DE BALÃO INTRAGÁSTRICO DEGLUTÍVEL ELLIPSE PARA TRATAMENTO DA OBESIDADE.

Introdução

O balão intragastrico Ellipse (EIGB) é um recurso recente, que surgiu em 2015 como uma alternativa promissora ao balão intragastrico endoscópico convencional, sendo ele o primeiro balão deglutível aprovado pela União Europeia, com sua maior vantagem a não necessidade de endoscopia para colocação ou retirada do mesmo, e consequentemente sem necessidade de sedação. O EIGB é um dispositivo biodegradável, que é ingerido dobrado através de uma capsula para facilitar sua deglutição, sendo a colocação confirmada por radiografia ou ultrassonografia abdominal, a seguir o balao é preenchido com 550 ml de líquido especifico do produto.
Este estudo observacional prospectivo mostra resultados positivos sobre o balão intragástrico deglutível, onde o mesmo se mostra sendo um dispositivo seguro, podendo se tornar uma alternativa prática e eficaz quando realizada por especialistas, em relação a perda de peso e combate a obesidade.

Objetivo

Avaliar o perfil de eficácia em relação a perda ponderal e o perfil de segurança do balao intragastrico deglutível Ellipse, em uma serie de casos com 09 pacientes que já realizaram a inserção do balão.

Método

Trata-se de um estudo prospectivo observacional, com pacientes submetidos a passagem de balão deglutivel, no serviço de Endoscopia da Faculdade de Medicina do ABC, localizado na cidade de Santo André – SP, durante o período de Outubro de 2020 a Abril de 2021.

Resultados

Foram avaliados 9 pacientes submetidos a passagem de balão intragástrico deglutível, dentre eles seis eram homem (66,66%) e três eram mulheres (33,33%), com idade média de 46,55 (+/-14,17). O peso inicial apresentou média de 109,6 kilogramas, com valores de IMC médio inicial de 35,34%. Durante o seguimento após 4 meses, os valores de perda de peso total variaram entre 12,15% e 15,94% (media total de 13,74%) e IMC total com diminuição entre 3,57 e 7,88 (media total de 5,1).

Conclusões

O balão deglutível é um procedimento reversível, eficaz e seguro em relação ao emagrecimento, com uma perda de peso significativa em relação a estes tipos de procedimentos. Neste estudo nenhum paciente apresentou complicações, e não foi necessária a realização de endoscopia digestiva alta e/ou sedação

Palavras-Chave

Obesidade, balão intragástrico

Área

TCC – Centro de Treinamento - Miscelânea

Autores

Deborah Garcia Pereira Said