XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

EVENTOS ADVERSOS APÓS O TRATAMENTO COM LIGADURA ELÁSTICA ENDOSCÓPICA

Introdução

A ligadura elástica é considerada atualmente o método de escolha para o tratamento das varizes de esôfago, porém alguns eventos adversos podem ocorrer. Por este motivo realizamos um estudo analisando a ocorrência dos eventos adversos após ligadura elástica.

Objetivo

Analisar se as complicações após o procedimento na população estudada estão dentro da média mundial

Método

Este é um estudo retrospectivo observacional e através da revisão do prontuário médico selecionamos os pacientes que começaram o tratamento das varizes de esôfago com ligadura elástica no ano de 2018 e analisamos todas as consultas e endoscopias até julho de 2021. Na análise avaliamos as características clínica, epidemiológica e endoscópica de cada paciente. Foram selecionados os pacientes que realizaram o procedimento e que mantiveram o acompanhamento clínico e endoscópico por pelo menos um ano. A Ligadura elástica foi realizada com o dispositivo de ligadura múltipla e reprocessável. A revisão da literatura foi feita através de pesquisa no MEDLINE e UP to DATE.

Resultados

Foram realizadas 2086 ligaduras elástica por endoscopia no tratamento das varizes de médio e grosso calibre em 206 pacientes. Os eventos adversos ocorreram em 13 pacientes (6,3%). Todos os pacientes que apresentaram eventos adversos tinham hipertensão portal devido à cirrose hepática, sendo o álcool a principal etiologia e estavam classificados no escore de Child Pugh como B ou C. Os pacientes que apresentaram eventos adversos realizaram em média 4,8 sessões de ligaduras elásticas para erradicação das varizes, sendo uma o número mínimo e cinco o números máximo, a média foi de 3,2 ligaduras por sessão. O principal evento adverso foi o sangramento por úlcera após a ligadura elástica sendo observado em 6 pacientes (2,9%) seguido por estenose esofágica em 4 pacientes ( 1,9%) e bacteremia em 3 pacientes ( 1,5%).

Conclusões

A incidência de complicações após o tratamento das varizes de esôfago com ligadura elástica endoscópica na população estudada foi similar à observada na literatura. Este estudo sugere que as complicações podem estar relacionadas ao grau de disfunção orgânica dos pacientes submetidos ao procedimento.

Palavras-Chave

ligadura elastica; eventos adversos ; endoscopia

Área

TCC – Centro de Treinamento - Endoscopia digestiva alta

Autores

DANIEL VILELA MARTINS, ROBERTA FRANCO PICCHIONI, CAIO COLTURATO COIMBRA, diogo de oliveira lima, PAOLA DE ARAUJO SARDENBERG ALVES, TAYSSA BRANDÃO PACHECO, DIOGO PERAL CAETANO, ANDRE lUIZ VOLPATO