XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

A eficácia das ligaduras elásticas no tratamento de varizes esofágicas e avaliação das recidivas.

Introdução

Varizes esôfago-gástricas são uma das principais manifestações clínicas em pacientes com hipertensão portal decorrente de hepatopatia crônica. A ligadura elástica é o principal método terapêutico para erradicação de varizes esofágicas. Apesar da ligadura elástica ser um método seguro e eficaz há a ocorrência de recidiva das varizes após a sua erradicação.

Objetivo

Analisar a eficácia do programa de erradicação de varizes esofágicas, com um dispositivo reprocessável de múltiplas ligaduras com bandas elásticas e sua taxa de recidiva em um serviço público.

Método

Foi realizado um estudo transversal e retrospectivo, com base em revisão de prontuário informatizado, no período de 2016 e acompanhamento até março de 2021. Incluídos 200 pacientes, com o critério de terem participados do programa de ligaduras elásticas, com intervalo de 4 semanas entre as sessões, até a erradicação completa das varizes. Foi analisado a quantidade de sessões endoscópicas necessárias até a erradicação, o número de recidivas do serviço, comparando fatores epidemiológicos, endoscópicos e clínicos desse grupo, além do intervalo entre erradicação e recidiva. A revisão da literatura foi feita através de pesquisa no PUBMED, LILACS e UpToDate.

Resultados

Dos pacientes analisados, 134 (67%) eram do sexo masculino e os outros 66 (33%) do sexo feminino. A principal etiologia da cirrose hepática foi a alcoólica, presente em 104 pacientes (46%). Do total, 132 pacientes (66%) obtiveram erradicação completa após uma média de 3,5 sessões de ligaduras elásticas. O tempo médio até a erradicação foi de 5 meses. Foram contabilizados 38 pacientes (19%) com recidiva de varizes esofágicas, 26 deles eram de etiologia alcoólica (68%), dos quais todos (100%) não atingiram abstinência de pelo menos 6 meses. Dos pacientes recidivados, 28 (74%) realizaram o programa como forma de profilaxia secundária. Não houve relevância estatística entre os pacientes em relação à classificação de CHILD-PUGH ou ao calibre inicial das varizes. O tempo entre erradicação e recidiva ocorreu, principalmente, entre 24 e 36 meses, somando 25 pacientes (66%). Houveram 7 pacientes (3,5%) que foram submetidos ao transplante hepático ao longo do acompanhamento, nenhum deles apresentou recidiva das varizes.

Conclusões

No grupo estudado a ligadura elástica para erradicação de varizes se mostrou um método eficaz, com índices adequados em comparação ao encontrado nas literaturas e, ainda, com baixos índices de recidivas das mesmas.

Palavras-Chave

ligadura elástica; varizes esofágicas; cirrose

Área

TCC – Centro de Treinamento - Endoscopia digestiva alta

Autores

Caio Colturato Coimbra, Diogo Peral Caetano, Andre Luis Volpatto, Fernando Tadeu Vannucci Coimbra, Daniel Vilela Martins, Roberta Franco Picchioni, Paola de Araujo Sardenberg Alves, Diogo de Oliveira Lima, Tayssa Brandão Pacheco