XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso: colecistectomia em paciente com sinistroposição verdadeira da vesícula biliar

Apresentação do Caso

Paciente masculino, 75 anos, hipertenso, IMC (Índice de Massa Corpórea) de 29 (sobrepeso), sem cirurgias abdominais prévias. Realizou ultrassonografia de abdômen como exame de rotina, na qual foi detectada colelitíase (cálculos móveis medindo em média 0.4cm). Não apresentava sintomas. Foi encaminhado para o cirurgião geral e optou pela realização de colecistectomia videolaparoscópica profilática.

Durante a realização da colecistectomia, foi observado posicionamento da vesícula à esquerda do ligamento falciforme, condição rara denominada sinistroposição da vesícula biliar (SPVB). Adiante, foi identificado o triângulo de Calot, e então, foi realizada ligadura do ducto cístico e artéria cística. O tempo cirúrgico foi de 50 minutos. Não houve intercorrências durante o procedimento. O paciente recebeu alta hospitalar no primeiro dia pós-operatório.

Discussão

Uma série de variações anatômicas do posicionamento da vesícula biliar já foram descritas, entre elas: sinistroposição, medioposição, vesícula tranversa e vesícula intra-hepática. Em relação à sinistroposição da mesma, há três tipos: associada à situs inversus visceralis; em casos nos quais o ligamento falciforme está posicionado à direita; e a sinistroposição verdadeira, quando não ocorrem as duas condições anteriormente citadas.

A variação de posicionamento da vesícula biliar pode dificultar o trabalho do cirurgião na exposição e identificação do triângulo de Calot, e desse modo, pacientes com SPVB são mais susceptíveis a iatrogenias. Diante disso, podem ser realizados, durante o procedimento, adequações técnicas como colocação extra de trocartes, falciform lift e ressecção do ligamento redondo.

Além disso, é importante a realização da colangiografia intra-operatória para melhor visualizar a disposição da árvore biliar, a fim de diminuir riscos de lesão da mesma.

Destaca-se que a SPVB é dificilmente diagnosticada na ultrassonografia de abdomen, sendo reconhecida na grande maioria das vezes durante o procedimento cirúrgico.

Comentários finais

A sinistroposição verdadeira da vesícula biliar é uma variação anatômica muito rara, normalmente identificada no próprio ato cirúrgico. A identificação adequada do posicionamento da vesícula e da anatomia da árvore biliar é de suma importância para que não haja iatrogenias. Adequações técnicas, conhecimento anatômico e uma equipe cirúrgica experiente são pré-requisitos para evitar maiores riscos cirúrgicos em casos como esse.

Palavras-Chave

colecistectomia, vesícula biliar, colelitíase

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

João Ebram Neto, Matteo Celano Ebram, José Vitor Barros Calil, Lucas Silva, Rosa Maria Gaudioso Celano