XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA PANDEMIA POR COVID-19 EM MÉDICOS ENDOSCOPISTAS E RESIDENTES DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA

Introdução

Nos últimos meses, surgiu um novo vírus, levando à doença de nome coronavírus 2019 (COVID-19) resultando em um impacto global de escala historicamente sem precedentes. A Organização Mundial da Saúde declarou a COVID-19 como pandemia em março de 2020, assim, instituições médicas têm sido desafiadas com a reorganização da prática médica para acomodar o fluxo de pacientes, bem como por razões de proteção e controle de infecções. A pandemia modificou as atividades profissionais diárias, a rotina da vida pessoal bem como o atendimento regular ao paciente. Além disso, tal momento criou graves perturbações econômicas e sociais, com potencial para impactos psicológicos generalizados. Dada a falta de tratamentos específicos para a gestão da infecção, os impactos negativos do COVID-19 se espalharam por todos os âmbitos da sociedade. No geral, a situação de pandemia mudou os aspectos centrais da vida pessoal e profissional dos indivíduos, com estudos comprovando altos níveis de estresse e baixos níveis de satisfação com a vida e doença mental.

Objetivo

Compreender o impacto da pandemia nos serviços de endoscopia digestiva com ênfase nos profissionais médicos que atuam nesse segmento.

Método

Estudo de caráter prospectivo, realizado através da realização do preenchimento de questionário eletrônico enviado por e-mail no período de janeiro de 2021 a julho de 2021 para profissionais médicos que atuaram na área da endoscopia digestiva durante a pandemia por COVID-19.

Resultados

Foram obtidos os dados de 45 profissionais que atuam nessa especialidade. Destes, 21 (58,8%) foram escalados para trabalhar em hospitais dedicados aos cuidados com pacientes com a doença COVID-19. 20 (44,4%) dos entrevistados apresentaram sintomas da doença e 17 (37,7%) tiveram confirmação da doença, causando afastamento das atividades laborais em 48,9% dos casos. Durante o período do estudo, todos os 45 endoscopistas entrevistados notaram diminuição na quantidade de procedimentos. Analisando ainda as implicações psicossociais vimos que não houve aumento significativo no uso de drogas lícitas ou ilícitas durante o período. Dentre os entrevistados, apenas 3 (6,7%) notaram aumento no uso de tabaco, 20 (44,4%) no uso de bebida alcoólica e 4 (8,9%) no uso de psicotrópicos. No âmbito da formação na residência médica 93,3% consideram que a pandemia acarretará uma deficiência no aprendizado dos residentes e estagiários.

Conclusões

A pandemia teve impacto substancial para serviços, profissionais médicos e residentes na área de endoscopia digestiva.

Palavras-Chave

COVID-19; Endoscopia digestiva; Pandemia.

Área

TCC – Centro de Treinamento - Miscelânea

Autores

JULIANY MEDEIROS SANTOS, Sâmara Martins, Jaques Waisberg