XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Apresentação de ferramenta de Realidade Virtual na indução anestésica em crianças

Introdução

A ansiedade pré operatória não só causa estresse e sofrimento em crianças, como está relacionada a alterações de comportamento, distúrbios do sono, distúrbios da alimentação e comportamento agressivo. As técnicas usadas para reduzir a ansiedade pré operatória em pacientes pediátricos caem em 4 categorias: sedação pré operatória, presença dos pais, programas de preparação e intervenções para diminuir a dor e a ansiedade.
Considerando que o nível de ansiedade e estresse podem afetar o nível de experiência de dor durante procedimentos médicos, várias intervenções tem sido propostas para distrair as crianças do momento de estresse pré operatório, como desenhos animados, jogos, e mais recentemente a realidade virtual (RV). A RV é definida como uma mídia de imersão, onde pacientes usam um monitor em forma de óculos na cabeça e participam em um ambiente virtual interativo, e é considerado um método efetivo e distrair a atenção de pacientes, adultos ou crianças.
A RV tem sido usada em ambiente hospitalar com crianças durante punções venosas em ambiente de pronto socorro, quimioterapia, internações; para diminuir ansiedade em pré operatório e em trocas de curativos de queimados.
No entanto, os usos da RV até agora foram feitos em dois formatos: ou com objetivo de distração, ou seja, o filme assistido durante o procedimento não tem relação com os eventos a que a criança será submetida; ou como explicação do que irá acontecer no centro cirúrgico de forma interativa, mas antes da criança entrar na sala cirúrgica.

Objetivo

O objetivo desse trabalho é apresentar essa nova ferramenta que será muito útil na redução do estresse das crianças em ambiente de centro cirúrgico.

Método

Como fruto do trabalho da equipe de autores e empresa especializada em desenvolver animações para RV, foi desenvolvido desenho animado com proposta inovadora que integra o que a criança está assistindo em seus óculos 3D, com as sensações táteis a que será submetida na indução anestésica, até que perca a consciência.

Resultados

O desenho animado integra a história onde a criança terá que aprender a treinar um pequeno dragão, com a sensação de colocação dos adesivos do cardioscópio, do oxímetro, do manguito para aferir a pressão arterial, do garrote para a punção venosa, e a punção venosa propriamente dita.

Conclusão

Essa ferramenta de realidade virtual inédita tem grande potencial de diminuir o estresse e medo de centro cirúrgico dos pacientes pediátricos.

Palavras-Chave

realidade virtual, estresse pré operatório, cirurgia em crianças

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

ERIKA VERUSKA PAIVA ORTOLAN, Bruna Aliotto Nalin Tedesco, Andressa Nayara Bispo Strassi, Pedro Luiz Toledo de Arruda Lourenção, Giovana Tuccille Comes Bambrilla, Ana Luiza Rodakowski de Onofre, Renata Buraschi Antunes, Paulo Cezar Haddad de Amorim, Marcela Cristina Machado Zanqueta Vasques