XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Uso de dispositivo eletromagnético para assistir a passagem de sonda nasoenteral pós pilórica: revisão sistemática e metanálise.

Introdução

A passagem de sonda nasoenteral pós-pilórica guiada por endoscopia (EGP) promove aumento da ingesta calórica e redução do risco de broncoaspiração, a passagem guiada por dispositivo eletromagnético (EMGP) pode atingir esses mesmos benefícios diminuindo a necessidade de endoscopias.

Objetivo

O objetivo primário do estudo foi realizar uma revisão sistemática com metanálise usando ensaios clínicos randomizados (ECR) comparando a eficácia e segurança de EMGP contra EGP para passagem de sonda nasoenteral pós-pilórica.

Método

Pesquisas foram realizadas até Janeiro de 2021, seguindo o guideline PRISMA. Somente ECRs foram incluídos comparando EMGP contra EGP. Os desfechos avaliados foram: sucesso técnico (posicionamento pós-pilórico da sonda), eventos adversos relacionados ao paciente e à sonda, tempo até o início da infusão de dieta, custo e tempo de procedimento. A diferença de risco e diferença média foram calculadas usando efeito randômico e heterogeneidade usando teste de Higgins (i²).

Resultados

Quatro ECR (n = 536) foram incluídos. Um total de 287 pacientes no grupo EMGP e 249 no EGP. Não houve diferença entre os grupos nos desfechos sucesso técnico, eventos adversos relacionados à sonda e ao paciente, tempo de procedimento e tempo de sonda locada. O tempo até infusão de dieta favoreceu EMGP (MD:-143.57[-195.63, -91.51];I2=35%;p<0.01); com diminuição importante do custo (MD:-127.77($)[-135.8,-119.73];I2=0%;p<0.01).

Conclusões

Baseado neste estudo, EMGP e EGP tiveram sucesso técnico e segurança similares, assim como tempo de procedimento. Apesar disso, o EMGP demonstrou redução do custo e do tempo de espera até o início da dieta enteral.

Palavras-Chave

Dispositivo eletromagnético; Cortrak; Sonda nasoenteral; Endoscopia; Passagem de sonda; Revisão sistemática

Área

TCC – Centro de Treinamento - Endoscopia digestiva alta

Autores

Fabio Catache Mancini, Diogo Turiani Hourneaux de Moura, Mateus Pereira Funari, Igor Braga Ribeiro, Fernando Lopes Ponte Neto, Pastor Joaquin Ortiz Mendieta, Thomas R McCarty, Wanderley Marques Bernardo, Sergio Carlos Nahas, Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura