XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Tumores distintos em mesma topografia em paciente vivendo com HIV/AIDS

Apresentação do Caso

Paciente masculino, 32 anos, diagnóstico de infecção pelo HIV há 5 anos sem tratamento antirretroviral prévio. Queixa de úlceras dolorosas em região anal há 3 meses e perda ponderal de 15 kg. Ao exame estava descorado, com 4 úlceras em região perianal e máculas violáceas em dorso, pescoço e orelha direita. Apresentava critérios para AIDS e imunossupressão grave. Paciente foi internado para investigação das lesões perianais, cutâneas e anemia.

Discussão

Em busca do diagnóstico etiológico foram solicitadas biópsias, evidenciando acometimento perianal com úlceras por Citomegalovírus (CMV) e máculas violáceas disseminadas correspondentes a Sarcoma de Kaposi (SK) pelo Herpesvírus 8 (HHV-8). Diante do quadro de síndrome consumptiva, anemia, imunossupressão grave e confirmados dois agentes potencialmente causadores de lesão em TGI, foram realizadas EDA e Colonoscopia. Na EDA foi visualizada em estômago uma extensa lesão tumoral, úlcero infiltrativa, nodular e bocelada, com áreas de necrose e sangramentos superficiais puntiformes. A lesão principal poupava o piloro e acometia o antro, corpo distal e médio e parte do corpo alto, preservando o fundo e o hiato onde haviam 3 diminutas lesões avermelhadas e pouco elevadas, com macroscopia sugestiva de SK visceral. Na Colonoscopia também foram visualizadas lesões diminutas e avermelhadas em mucosa de reto com aspecto macroscópico sugestivo de SK. O anatomopatológico e a imuno-histoquímica confirmaram diagnóstico de SK visceral com acometimento de reto e estômago. A lesão tumoral em estômago foi identificada como Linfoma Plasmablástico, subtipo raro de linfoma difuso de grandes células B relacionado ao Epstein-Barr vírus (EBV), com prevalência maior em pacientes vivendo com HIV/AIDS que na população geral.

Comentários finais

O caso aponta uma situação notável de acometimento gástrico por dois tumores distintos, o Linfoma plasmablástico e Sarcoma de Kaposi, ambos em mesma topografia. O Linfoma em questão acomete com mais frequência a cavidade oral porém o restante do TGI pode ser afetado, o prognóstico é ruim sendo a lesão recidivante e refratária aos principais esquemas de quimioterapia. Importante destacar o CMV, HHV-8 e EBV como membros da família dos Herpesvírus, que, juntos também com o Herpesvírus simples 1 e 2, correspondem por diversos achados endoscópicos, como úlceras e neoplasias, principalmente em paciente vivendo com HIV/AIDS.

Palavras-Chave

HIV, linfoma, sarcoma de kaposi, endoscopia, tumor gástrico

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

RICHARD CALANCA, VICTOR GARCIA NUÑEZ