XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Relato De Caso: Hérnia Diafragmática De Morgani No Adulto

Apresentação do Caso

ECG, 50 anos, homem, etilista, procurou atendimento com cólica abdominal difusa há 5 dias, epigastralgia, vômitos, dispneia leve e constipação intestinal. Manteve-se estável, distensão abdominal, RHA aumentados, dor a palpação abdominal difusa e em ombro esquerdo (E), sem alterações em exames laboratoriais, eupnéico, sat 02 96% em ar ambiente, sonda nasogástrica com estase < 100ml 24horas. Radiografia de tórax (RXT) mostrou níveis hidroaéreos em cúpula diafragmática E. Tomografia computadorizada de abdome (TC) volumosa hérnia diafragmática á E com conteúdo de gordura mesentérica e flexura esplênica do colón, redução abrupta de seu calibre a jusante e dilatação a montante, com possibilidade de obstrução; além de atelectasia restritiva do parênquima pulmonar com finas faixas atelectasicas no lobo inferior visibilizado. Optado pela correção cirúrgica por laparotomia de urgência, com achados de hidrotórax e herniação de omento e fundo gástrico em região anterior do diafragma E.

Discussão

A Hérnia de Morgani (HM) é uma hérnia diafragmática devido defeito congênito em região anterior, resultando no deslocamento de vísceras abdominais para o tórax por meio do trígono esternocostal ou forame de Morgani. Rara no adulto, com incidência de 5%, predomina em mulheres, é mais prevalente à direita, pois o lado E é reforçado pelo coração e pericárdio. Normalmente são assintomáticos ou causam sintomas inespecíficos como náusea, vômitos, distensão abdominal pós-prandial, dor lombar, torácica ventilatório-dependente e referida em ombros. Comumente são descobertas ao acaso e podem complicar com encarceramento, estrangulamento, sofrimento e perfuração das vísceras abdominais configurando abdome agudo. Omento maior e estômago são os conteúdos mais comuns. Diagnóstico pode ser pelo RXT, com apagamento do seio costofrênico, elevação da cúpula diafragmática e imagens aéreas ou hidroaéreas no tórax. Porém, pela baixa especificidade, TC abdome ainda é o padrão ouro. O tratamento na urgência é a cirurgia aberta, com abordagem inicialmente abdominal, optando-se pela torácica em casos de dificuldade técnica. Nas eletivas, o tipo de cirurgia fica a critério do cirurgião e pode ser convertida a aberta devido risco de perfurações.

Comentários finais

HM apesar de rara deve ser usada como diagnóstico diferencial no adulto para dor abdominal inespecífica. A maioria é diagnosticada com apenas exame clínico e RXT. Casos sintomáticos ou com herniações volumosas devem ser abordadas com urgência evitando graves complicações.

Palavras-Chave

hérnia diafragmática, morgani,

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

paula braga nunes, carla cintia ferreira , erly fernando ferreira dantas , tiago cunha de castro , henrique drumond braga , elkin ebret charris silva, paulo de tarso vaz de oliveira