XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

O PAPEL DO HELICOBACTER PYLORI NO DESENVOLVIMENTO DO ESÔFAGO DE BARRET: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. THE ROLE OF HELICOBACTER PYLORI IN THE DEVELOPMENT OF BARRET's ESOPHAGUS: A SYSTEMATIC REVIEW

Introdução

O Esôfago de Barrett é uma patologia pré-maligna do esôfago na qual ocorre uma substituição do epitélio escamoso estratificado normal pelo epitélio colunar com presença de metaplasia intestinal e essa transformação ocorre após um longo período de agressão da mucosa esofágica pelo refluxo gastrointestinal. O Helicobacter Pylori é um bacilo gram negativo que coloniza seletivamente o epitélio gástrico e está envolvido diretamente em uma série de doenças gastroduodenais.

Objetivo

O objetivo do presente estudo foi avaliar por meio de uma revisão sistemática o papel do Helicobacter Pylori no desenvolvimento do Esôfago de Barrett.

Método

Foram analisados os mais relevantes estudos publicados originalmente na língua portuguesa e inglesa nos últimos 10 anos, tendo como referência a base de dados MedLine (National Library of Medicine). Objetivando selecionar os estudos de maior evidência científica, foram utilizados apenas os ensaios clínicos e estudos observacionais.

Resultados

Fizeram parte do escopo desta revisão oito artigos que demonstraram equivalência nos resultados em relação ao papel positivo e protetor do Helicobacter Pylori no desenvolvimento do Esôfago de Barrett, enquanto um artigo se posicionou contra os resultados alcançados.

Conclusão

De acordo com nossos resultados e com a maioria das conclusões disponíveis na literatura, ainda que o Helicobacter Pylori seja favorável à prevenção do Esôfago de Barrett, o bacilo é considerado a principal causa de gastrite crônica ativa e desempenha papel importante no desenvolvimento do adenocarcinoma gástrico e de outras doenças gastroduodenais.

Palavras-Chave

Helicobacter Pylori, Associação, Esôfago de Barrett.

Área

Gastroenterologia - Esôfago

Autores

Leonardo da Silva Lima, Monick Piton, Isadora Cristhine Costa Carneiro Lobato, Marcella Guimarães Ignacchiti Lopes