XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

PREVALÊNCIA E PAPEL DAS LESÕES PRÉ-NEOPLÁSICAS EM PACIENTES COM RETOCOLITE ULCERATIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Introdução

Pacientes com retocolite ulcerativa (RCU), tem um risco aumentado de câncer colorretal (CCR), estimado em 2 a 5 vezes maior em comparação com a população geral da mesma faixa etária. Além da via adenoma-carcinoma, na RCU, o CCR pode se desenvolver a partir da displasia plana, por meio de uma via molecular diferente, impulsionada pela inflamação crônica. Apesar de muitas pesquisas sobre o risco de CCR na RCU, são escassos os dados sobre a prevalência e o papel de pólipos adenomatosos e serrilhados nessa população.

Objetivo

Reunir dados da literatura sobre a prevalência e o papel de lesões pré-neoplásicas em pacientes com RCU.

Método

Foi realizada a busca por artigos, no período de 2001 a julho de 2021, nas bases de dados virtuais PubMed, BVS-Bireme, Web of Science, Embase e Scopus. Os termos MESH “colitis ulcerative”, “intestinal polyps”, “colonic polyps” e “adenomatous polyps” foram utilizados para busca. Foram incluídos estudos originais, que reportavam a prevalência e relação de pólipos adenomatosos e serrilhados com RCU. Foram excluídos estudos de revisão, relatos de caso, trabalhos que não correspondiam ao tema e que não faziam distinção dos dados entre os pacientes com RCU e doença de Crohn.

Resultados

Estudos limitados, e na sua totalidade retrospectivos, avaliaram a prevalência e a associação dos pólipos adenomatosos e serrilhados com o desenvolvimento de CCR em pacientes com RCU. Apesar dos dados escassos, há uma concordância entre os trabalhos na baixa prevalência destas lesões nos pacientes com RCU quando comparada à população em geral. Mecanismos como a reatividade imunológica no cólon relacionada à RCU, responsável pela apoptose de células precursoras do adenoma, bem como o papel de drogas anti-inflamatórias e a dificuldade diagnóstica em uma mucosa inflamada, vem sendo aventadas como possíveis hipóteses para a baixa prevalência destas lesões. Evidências sugerem que as lesões serrilhadas, com exceção dos pólipos hiperplásicos, tenham algum papel na carcinogênese em pacientes com RCU. Ainda, este grupo não parece apresentar um risco maior de lesões serrilhadas do que a população em geral.

Conclusões

Pacientes com RCU tem elevado risco de CCR, apesar da menor prevalência de lesões adenomatosas e serrilhadas quando comparado com a população geral. Estudos prospectivos, randomizados, com maiores amostras são cruciais para melhor entendimento do papel das lesões pré-neoplásicas em pacientes com RCU.

Palavras-Chave

Retocolite ulcerativa, pólipos adenomatosos, pólipos serrilhados

Área

TCC – Centro de Treinamento - Colonoscopia

Autores

Flávia Carolina Oliveira