XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Preparo intestinal para colonoscopia: estudo prospectivo comparativo entre picossulfato de sódio versus macrogol 3350

Introdução

O adequado preparo intestinal aumenta a taxa de detecção de adenomas e de câncer colorretal.

Objetivo

Comparar duas soluções de preparo intestinal para colonoscopia.

Método

Trata-se de um estudo prospectivo, randomizado, controlado e unicêntrico por meio da seleção de participantes com indicação a colonoscopia. Foram comparadas duas soluções para limpeza anterógrada do cólon em participantes submetidos à colonoscopia ambulatorial e aplicado um questionário de satisfação em todos os participantes antes do exame. A qualidade do preparo foi graduada através da escala de Boston. Quatrocentos participantes foram distribuídos em dois grupos de 200 indivíduos. Foram utilizados em cada um dos grupos soluções para preparo do cólon que serão estudadas: picossulfato de sódio e macrogol 3350. A análise das variáveis quantitativas foram feitas através da observação dos valores mínimos e máximos, e do cálculo de médias, desvios-padrão e mediana. Para a comparação de médias de dois grupos foi utilizado o teste t de Student. Para se testar a homogeneidade entre as proporções foi utilizado o teste qui-quadrado ou o teste exato de Fisher. O nível de significância utilizado para os testes foi de 5%.

Resultados

Foram avaliados 396 participantes com idade entre 18 e 84 anos. Duzentos (50,5%) participantes fizeram uso do macrogol 3350 e 196 (49,5%) do picossulfato de sódio para a realização da colonoscopia. Quatro participantes que realizaram preparo com picossulfato de sódio foram excluídos do estudo, devido a presença de estenose colônica não relatada previamente. Observamos que nos locais estudados o picossulfato de sódio apresenta maior porcentagem de casos com nota 3 da escala de Boston e o macrogol 3380 com nota 2. Os grupos de medicação não apresentam diferenças significativas em relação à adequabilidade do exame. Nas duas medicações observamos mais de 89% de casos com exames adequados.

Conclusões

No presente estudo podemos concluir que o grupo picossulfato de sódio apresentou porcentagem significativa maior de casos com sintomas do que o grupo macrogol 3380 e que em ambos os preparos, observamos mais de 89% de casos com exames adequados.

Palavras-Chave

preparo de cólon; colonoscopia; picossulfato de sódio; macrogol 3380

Área

TCC – Centro de Treinamento - Miscelânea

Autores

Michele Marie Matsuoka, Fernanda Oliveira Azôr, Nathália Oliveira Guarnetti dos Santos, Roberto Luiz Kaiser Júnior, Luiz Gustavo de Quadros